Brasília Agora
Brasília Agora


POLÍTICA

Nunes avalia que Datena errou com agressão, mas ‘nível de provocação de Marçal é algo inaceitável’ em sabatina do Globo, Valor e CBN

16 de setembro, 2024 / Por: Agência O Globo

Atual prefeito de São Paulo não explicou, no entanto, os episódios em que ele desferiu ataques a Guilherme Boulos durante o debate

Nunes avalia que Datena errou com agressão, mas ‘nível de provocação de Marçal é algo inaceitável’ em sabatina do Globo, Valor e CBN
Sabatina O GLOBO, Valor e CBN com Ricardo Nunes, candidato à Prefeitura de São Paulo. Foto: Reprodução / YouTube / CNN

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) repudiou nesta segunda-feira, na primeira sabatina com os candidatos à prefeitura de São Paulo realizada pelos jornais O Globo e Valor e pela rádio CBN, a cadeirada que José Luiz Datena(PSDB) deu em Pablo Marçal (PRTB) durante debate na TV Cultura na noite de domingo. Por outro lado, declarou que a provocação do candidato do PRTB seria “inaceitável”. O emedebista desconversou, no entanto, sobre episódios em que ele mesmo desferiu ataques a adversários.

— Ele já anunciou antes que ia fazer o maior barraco no debate, já foi de má-fé. Eu estava ali do lado do Pablo Marçal, e a forma como ele coloca as palavras… Usou essa palavra e perguntou se ele tinha feito um gesto muito difícil. (Marçal perguntou se Datena havia tocado na vagina da mulher que o acusou de assédio). Por que eu estou comentando isso? Nada justifica o que o Datena fez, mas o nível que ele fez aquela preocupação, conseguir tirar uma pessoa que é um âncora de tantos anos daquela forma do sério, é algo pra reflexão. Uma pessoa como essa que leva as pessoas ao desequilíbrio emocional dessa forma não tem a mínima condição de estar na política — disse Nunes.— Foi lamentável, um desrespeito. Datena errou, nenhuma reação que utilize agressão a gente pode concordar. Mas o nível de provocação do Pablo Marçal é inaceitável.

Acompanhe a entrevista completa aqui:

Nunes foi questionado se também não usou de provocações e fake news ao perguntar para Guilherme Boulos (PSOL), durante o debate, se ele estava “cheirado” ao ser questionado pelo psolista sobre investigações do Ministério Público referentes à gestão do atual prefeito. O emedebista afirmou que “é preciso separar o que é ação e reação” e justificou que tem sido vítima de “fake news de Boulos”, que estaria “criando matérias e mandando para o Ministério Público”.

— Você nunca vai ver na minha ação que eu agredi alguém, mas na reação. Quando a pessoa vem com uma pergunta, ‘eu tô subindo, eu tô não sei o que’, que o Ministério Público investigou e arquivou. A minha história de vida é absolutamente limpa, eu nunca tive um indiciamento, uma condenação. O que o seu Guilherme Boulos foi falar? Ele foi falar negócio de isca para dengue, ele fica falando isso, de que a gente teria adquirido isca para dengue mais cara e que o Ministério da Saúde estaria vendendo por dez reais. Eu mandei um ofício para o Ministério da Saúde e a resposta foi que eles não vendem, não existe isso. Eu estou sendo vítima de fake news por Guilherme Boulos — destacou Nunes, que ainda afirmou que não tem “sangue de barata”.

Próximas sabatinas

Esta é a primeira sabatina do Globo, CBN e Valor Econômico com candidatos à prefeitura de São Paulo. Na quarta-feira, será a vez de José Luiz Datena (PSDB) e, na quinta, a de Tabata Amaral (PSB). Já na próxima semana, no dia 23, é Pablo Marçal (PRTB) quem será entrevistado, seguido de Guilherme Boulos (PSOL) no dia 24.

As entrevistas com os candidatos em São Paulo terão transmissão ao vivo pela rádio e nos sites e redes sociais dos três veículos. Elas terão início sempre às 10h30 (horário de Brasília), com duração aproximada de uma hora. A cobertura, no site e na edição impressa do Globo, contará com reportagens e análises de cada entrevista.

A ordem das sabatinas foi definida por sorteio, mas as datas precisaram sofrer ajustes por causa da agenda de debates. Foram chamados os cinco candidatos mais bem colocados na última pesquisa eleitoral de São Paulo divulgada pelo instituto Datafolha.

Segundo o Datafolha mais recente, divulgado no último dia 12, Nunes tem 27% das intenções de voto e agora está tecnicamente empatado apenas com o deputado federal Guilherme Boulos, que soma 25%. Marçal aparece destacado do atual prefeito, com 19% das menções, tecnicamente empatado no limite da margem de erro com o psolista. Tabata é a quarta colocada na disputa, com 8%, e Datena obteve 6%.

As sabatinas representam uma oportunidade para que os candidatos detalhem propostas para a cidade, e também para que sejam questionados sobre diferentes aspectos de suas atuações políticas. Os entrevistadores dos candidatos de São Paulo serão as colunistas Vera Magalhães e Malu Gaspar, do Globo e da CBN, os âncoras da rádio Débora Freitas e Fernando Andrade, e a colunista Maria Cristina Fernandes, do Valor e da CBN.

Na semana passada, foram entrevistados os três candidatos mais bem colocados nas pesquisas na eleição do Rio: Eduardo Paes (PSD), Tarcísio Motta (PSOL) e Alexandre Ramagem (PL). Antes, os candidatos à prefeitura de Belo Horizonte também passaram pela sabatina: Mauro Tramonte (Republicanos), Fuad Noman (PSD), Bruno Engler (PL), Duda Salabert (PDT) e Carlos Viana (Podemos).


BS20240916142751.1 – https://extra.globo.com/politica/noticia/2024/09/nunes-avalia-que-datena-errou-com-agressao-mas-nivel-de-provocacao-de-marcal-e-algo-inaceitavel-em-sabatina-do-globo-valor-e-cbn.ghtml