
Acelera Tech abre inscrições para cursos gratuitos de tecnologia
São 200 vagas para o Projeto Acelera Tech em áreas estratégicas de tecnologia e da comunicação digital no Gama

Ação foi protocolada na sexta-feira pela AGU O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi sorteado na segunda-feira (8) para relatar a ação que questiona constitucionalidade de dispositivos da Lei 14.182/2021, que autorizou a privatização da Eletrobras. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil O sorteio foi realizado de forma eletrônica pelo sistema de computadores do […]
Ação foi protocolada na sexta-feira pela AGU
O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi sorteado na segunda-feira (8) para relatar a ação que questiona constitucionalidade de dispositivos da Lei 14.182/2021, que autorizou a privatização da Eletrobras.
![]()
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
O sorteio foi realizado de forma eletrônica pelo sistema de computadores do tribunal. Não há prazo para decisão do ministro.
A ação foi protocolada na última sexta-feira (5) pela Advocacia-Geral da União (AGU) e contesta o trecho da lei que trata da redução da participação da União nas votações do conselho da empresa. Segundo a AGU, a lei proibiu que acionista ou grupo de acionistas exerça poder de voto maior que 10% da quantidade de ações.
No entendimento do órgão, o governo federal, na condição de acionista, foi prejudicado pela norma. A União possui cerca de 43% das ações ordinárias.
Na petição, a AGU ressaltou que o objeto da ação não é reestatizar a Eletrobras, mas resguardar o interesse público e os direitos de propriedade da União.
A privatização da Eletrobras foi aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo então presidente Jair Bolsonaro em 2021.
A empresa detém um terço da capacidade geradora de energia elétrica instalada no país. A companhia também detém quase a metade do total de linhas de transmissão.
Edição: Juliana Andrade
Fonte: Agência Brasil

São 200 vagas para o Projeto Acelera Tech em áreas estratégicas de tecnologia e da comunicação digital no Gama

Levantamento ouviu mais de 5 mil pessoas e 39 autores de feminicídio; governadora Celina Leão determinou que estudo seja feito a cada dois anos para orientar políticas públicas de prevenção, acolhimento e proteção

Os ônibus vão circular em viagens extras para favorecer os deslocamentos dos torcedores

Segundo o IBGE, o IPCA de Brasília registrou 0,63% em maio de 2026, ficando 0,47 ponto percentual acima da taxa do mês anterior. Em nível nacional, houve variação de 0,58%
