Brasília Agora
Brasília Agora


CULTURA

O Movimento Sinfônico apresenta o concerto: Uma viagem pela música

8 de dezembro, 2023

Um passeio pela música clássica, música popular e por belas melodias natalinas. O Movimento Sinfônico apresenta obras que vão desde a idade média, passando pelos […]

O Movimento Sinfônico apresenta o concerto: Uma viagem pela música

Um passeio pela música clássica, música popular e por belas melodias natalinas. O Movimento Sinfônico apresenta obras que vão desde a idade média, passando pelos períodos barroco, clássico, romântico até os dias de hoje em uma montagem que permitirá uma verdadeira viagem pelo mundo da música. Sob a regência do maestro Ricardo Sousa-Castro, a Orquestra Metropolitana de Brasília, Orquestra Alberto Nepomuceno e o Coro de Câmara de Brasília se apresentam com participação da soprano Marcela Cadima, como solista, além de alunos da Orquestra Filarmônica Juvenil e do Coro Infantojuvenil da Nova Acrópole. No repertório, obras de Bach, Mozart, Vivaldi, Handel, Bruckner, além de Rock e clássicos de Natal.

Maestro Ricardo Sousa-Castro

Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Metropolitana de Brasília, Filarmônica IPEARTE (Belém-PA), Coro de Câmara de Brasília, Filarmônica Juvenil da Nova Acrópole, além de outras orquestras e coros, possui mestrado pela Universidad Simón Bolívar (Venezuela) e Bacharelado pela Universidade de Brasília. Também estudou na Alemanha, Itália, República Tcheca, Venezuela, Argentina e Brasil com maestros como Helmuth Rilling, Jordi Mora, Kirk Trevor, Alfredo Rugeles e Filippo Maria Bressan. Regeu importantes orquestras como a Sinfonietta de Berlim (Alemanha), Sinfônica Rossini (Itália), Sinfônica de Carabobo (Venezuela), Ensamble Contemporâneo Simón Bolívar (Venezuela) e Orquestra de Lanús (Argentina). Regeu diversas óperas de Verdi, Puccini, Mozart e outros, além de obras sinfônico-corais. Compositor premiado em 2012, teve obras estreadas na Argentina, Venezuela, Colômbia e Brasil. É fundador do Movimento Sinfônico e autor do livro “Os pilares da música”.

Movimento Sinfônico e Coral – MovSinfo

É uma organização artística e cultural de coros e orquestras fundada em 2012 pelo Maestro Ricardo Sousa-Castro que já realizou importantes concertos, seminários e eventos no Brasil e no exterior. Também realiza uma ação social e solidária que já transformou a vida de mais de 300 jovens do Distrito Federal, atendidos gratuitamente nos núcleos sociais. Expressões como “A música que transforma a vida” (Jornal de Brasília) e “Coro do Bem” (Correio Braziliense) foram usadas pela imprensa para se referir ao trabalho social da instituição. A qualidade técnica também tem sido reconhecida: Para o Correio Braziliense “A metodologia se difere das existentes no Brasil e enfoca o aperfeiçoamento técnico”. Na TV Globo o destaque foi para os “Ensaios rigorosos e atenção máxima ao maestro”. Por meio do Programa Acadêmico Orquestral, a instituição tem formado alunos que já atuaram como monitores, professores, solistas e até mesmo como regentes.

Orquestra Metropolitana de Brasília

Fundada em 2012 pelos maestros Ricardo Sousa-Castro e José Carmelo Calabrese (Venezuela), a orquestra mantém uma agenda regular de concertos e óperas em seus dois programas: Orquestra Metropolitana Profissional e Orquestra Metropolitana Acadêmica, algumas vezes reunindo profissionais e alunos em um mesmo concerto. As dezenas de apresentações realizadas dentro e fora de Brasília colocam a orquestra como o principal expoente do trabalho artístico e educativo do Movimento Sinfônico e Coral – MovSinfo. Além de tocar regularmente nos principais teatros da cidade, a orquestra mantém programas educativos por meio de concertos didáticos em escolas públicas e outros lugares onde esse tipo de arte ainda é inacessível.

Orquestra Alberto Nepomuceno de Brasília

Foi fundada em 2014 pelo Maestro Ricardo Sousa-Castro e reúne jovens talentos de Brasília. Além de seu regente titular, a orquestra já atuou sob a batuta do maestro venezuelano José Carmelo Calabrese e já acompanhou solistas de renome, como o violonista Alvaro Henrique. Pertencente ao Movimento Sinfônico, a orquestra é um de seus principais grupos. Muitos de seus participantes também já atuaram como solistas na orquestra, que mantém um programa permanente de grupos de câmara. Em seu repertório estão sinfonias, concertos, ópera, balé, trilhas sonoras e até música popular.

Coro de Câmara de Brasília

Fundado em 2001 pelo maestro Ricardo Sousa-Castro, o coro já interpretou algumas das obras mais importantes do repertório tradicional, além de estrear obras contemporâneas. Participou de festivais nacionais e internacionais, com destaque para o Festival Argentino, em 2016. Também participou de óperas como: La forza del destino, Così fan tutte, Il Tabarro, Orfeu ed euridice, The merry wives of Windsor, The little sweep, Dido and Aeneas e Cena musical. O coro também já cantou sob a regência de maestros convidados como José Carmelo Calabrese (Venezuela), Emílio de César e Mário Brasil, e com orquestras como a Orquestra Metropolitana de Brasília, Orquestra Alberto Nepomuceno, Orquestra Caliandra, entre outras.

Ficha Técnica

Direção artística: Maestro Ricardo Sousa-Castro
Regência: Maestro Ricardo Sousa-Castro
Orquestras: Orquestra Metropolitana de Brasília e Orquestra Alberto Nepomuceno
Coro: Coro de Câmara de Brasília
Solista: Marcela Cadima (soprano)
Participação especial: Alunos da Orquestra Filarmônica e do Coro Infantojuvenil da Nova Acrópole
Classificação: Livre
Realização: Movimento Sinfônico e Maestrocastro Produções Artísticas

Serviço

Dia 10/12 (domingo) às 11:00 da manhã
Local: Teatro Plínio Marcos – Eixo Cultural Iberoamericano (Próximo à Torre de TV)
Ingressos: Entrada franca mediante retirada no Sympla – Limitado a 517 assentos.

Duração: 60 min
Classificação: Livre
Info para Jornalistas: (61)98121-3541
[email protected]

www.instagram.com/movsinfo
www.instagram.com/orquestrametropolitanabrasilia
www.movsinfo.org