Brasília Agora
Brasília Agora


ESPORTES

O que aconteceu com o tornozelo do Messi? Veja o prazo estimado para recuperação

15 de julho, 2024 / Por: Agência O Globo

Craque argentino se tornou o jogador com mais títulos da História após vitória na Copa América

O que aconteceu com o tornozelo do Messi? Veja o prazo estimado para recuperação
Lionel Messi foi substituído e chorou no banco de reservas após se lesionar na final da Copa América — Foto: Reprodução de vídeo

Toda a cena foi forte. Sua queda, seu rosto preocupado, a incerteza de não saber exatamente o que havia acontecido, seu esforço para continuar no jogo, desabando sozinho, as lágrimas e a angústia de não poder continuar e a foto final, com o tornozelo direito completamente inchado. Lionel Messi chamou a atenção de todos, como sempre, mas nesta ocasião a sua lesão foi tão central que quase ofuscou a conquista da Copa América.

O capitão saiu mancando para erguer o troféu pela segunda vez consecutiva. O problema ocorreu quando Messi não conseguiu pisar corretamente para executar um cruzamento com a perna esquerda. Ele tentou apoiar o pé direito, de apoio, mas pisou com a parte interna do pé.

Pensou-se imediatamente que Santiago Arias tinha atingido o camisa 10, mas uma câmare conseguiu captar como o astro virou completamente o pé. Veja abaixo o momento em que Messi se lesiona, em câmera lenta.

A cara de alegria quando Lautaro Martínez marcou o gol da vitória e o gesto de missão cumprida quando o árbitro brasileiro Raphael Claus encerrou o duelo contra a Colômbia o fizeram esquecer por um momento que havia sofrido uma lesão que coloca em dúvida seus próximos passos: os compromissos com o Inter Miami pela MLS, a liga americana de futebol.

A princípio, Messi está descartado para o confronto contra o Chicago Fire, no próximo sábado, e os exames das próximas horas permitirão saber se ele poderá jogar novamente no final de agosto, contra o Cincinnati. Além disso, não poderia participar pelo menos dos próximos dois jogos da Copa das Ligas, contra Puebla (27 de julho) e Tigres (3 de agosto).

A lesão exigiria mais de 20 dias de recuperação se o camisa 10 não tivesse nenhum ligamento do tornozelo comprometido. O capitão foi atendido pela equipe médica do time, mas teve muita dificuldade para caminhar. Mesmo quando seus companheiros se reuniram na lateral do campo antes da segunda etapa da prorrogação, Messi se levantou e caminhou com esforço. Ele ainda contou com a ajuda de um auxiliar da comissão técnica para se sentir confortável e ficar em pé com os demais.

Faltam 52 dias para a seleção argentina voltar a competir: no dia 5 de setembro, enfrentará o Chile em casa pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. Cinco dias depois, a equipe viajará a Barranquilla para o jogo com a Colômbia.

Messi aguentou quase 30 minutos com o tornozelo inchado, saiu de campo e caiu no choro no banco dos reservas. O técnico Lionel Scaloni reconheceu esse esforço.

— Seus companheiros veem que o cara de 30 e poucos anos quer continuar ali e quer continuar contribuindo, e não faz isso por egoísmo: quer jogar porque quer vencer com seus companheiros de equipe. Essa é a chave. Ele não quer sair porque não quer deixar os companheiros na mão, porque sabe que é muito para os companheiros, mesmo estando lesionado. E eu sei disso melhor do que ninguém — destacou o treinador.


BS20240715132125.1 – https://oglobo.globo.com/esportes/noticia/2024/07/15/o-que-aconteceu-com-o-tornozelo-do-messi-veja-em-camera-lenta-e-prazo-estimado-para-recuperacao.ghtml