Brasília Agora


VARIEDADES

O que fazer em Urupema SC: Cidade mais fria do Brasil

16 de janeiro, 2023

Urupema é considerada a cidade mais fria do Brasil. Uma pequena cidade localizada no alto da serra catarinense Portal de chegada a urupema – Foto: […]

O que fazer em Urupema SC: Cidade mais fria do Brasil
Foto: Reprodução/Youtube

Urupema é considerada a cidade mais fria do Brasil. Uma pequena cidade localizada no alto da serra catarinense

Neve em Urupema
Portal de chegada a urupema – Foto: Marleno Muniz Farias / Divulgação Urupema

Urupema é considerada a cidade mais fria do Brasil, uma pequena cidade localizada no alto da Serra Catarinense, a 1335 metros de altitude.

A cidade ficou famosa nos últimos anos pelo frio intenso, no inverno, com registros das temperaturas mais baixas do país, com frequência. Mas principalmente pela Cascata que Congela nos dias mais frios do ano, que é notícia nos principais jornais do país.

Urupema SC é conhecida por ser um destino de inverno, mas, há várias atrações que podem ser visitadas o ano todo, inclusive cachoeiras para o verão, além de pousadas belíssimas entre araucárias e montanhas.

Recentemente, estivemos visitando novas atrações do destino, que iremos mostrar agora nesse post. Saiba o que fazer em Urupema SC:

Urupema é reconhecida como a capital nacional do frio — Foto: Prefeitura Urupema/Divulgação

Urupema é reconhecida como a capital nacional do frio — Foto: Prefeitura Urupema/Divulgação

Turismo em Urupema

Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em Urupema SC

Navegue por este post

Urupema SC: Cidade mais fria do Brasil

Urupema é um município novo, emancipado de São Joaquim em 1988, com cerca de 2.500 habitantes. A altitude junto à praça central é de 1335 metros e o ponto mais alto do município é o Morro das Torres, com 1726 metros.

Vista aérea de Urupema
Vista aérea da pequena cidade de Urupema

Anteriormente, São Joaquim era considerada a cidade mais fria do Brasil. Porém, há poucos anos foi instalada a estação meteorológica do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (CIRAM).

Esta nova estação passou a constatar que Urupema apresenta as temperaturas mais baixas do Brasil, com maior frequência.

Urupema
Registro de -6°C na praça de Urupema – Foto: Marleno Muniz Farias / Divulgação Urupema

Por fim, Urupema registra as temperaturas mínimas absolutas. Mas outras cidades como São Joaquim e Bom Jardim da Serra (no mesmo estado) e São José dos Ausentes (no Rio Grande do Sul), tem mínimas muito próximas.

Falamos de cidades mais frias. Mas há locais ainda mais frios na Serra Catarinense, como o Morro da Igreja (1822 m), Morro das Torres (1726 m) e o Morro da Boa Vista (1827 m).

Quando ir a Urupema – Santa Catarina

Como o frio é a maior atração da cidade, a melhor época é no inverno, especialmente entre junho e agosto. Mas podem ocorrer temperaturas negativas entre abril e novembro.

No verão dá apara aproveitar as cachoeiras e roteiros no interior do município, além de atividades nas pousadas rurais e conciliar Urupema em um roteiro com outros destinos, como UrubiciRio RufinoAlfredo WagnerLagesSão Joaquim e Bom jardim da Serra.

Revoada do Papagaio-Charão

Papagaio Charão - Urupema SC
Papagaios-Charão comendo pinhão – Foto: Raphael Zulianello/Divulgação

Entre março e junho, mas especialmente em abril e maio ocorre um fenômeno da natureza que toma conta do céu de Urupema, na Serra Catarinense. É a revoada do papagaio-charão, espécie ameaçada de extinção.

É a época do Papagaio Charão, quando um bando de mais de 20 mil pássaros, vindos do Rio Grande do Sul, invade as araucárias do município diariamente para se alimentar de pinhão.

As aves vão chegando em urupema conforme os pinhões vão amadurecendo. O alimento também é a base de pratos típicos da região Serrana, como o entrevero e a paçoca de pinhão.
A revoada do papagaio-charão tem atraído turistas nacionais e internacionais, observadores de aves que visitam urupema para contemplar e fotografar os animais.

Onde fica Urupema e como chegar

Portal de Urupema SC
Portal da cidade

A cidade de Urupema se localiza no alto da Serra Catarinense, a 200 km de Florianópolis, com acesso todo asfaltado.

  • O aeroporto de Florianópolis é o aeroporto mais próximo que oferece mais opções e frequência de voos.
  • Outra opção mais próxima é o Aeroporto Regional do Planalto Serrano, situado Próximo da cidade de Correia Pinto, a 78 km, que opera voos da Azul 4 vezes por semana (seg, qua, sex, dom), com uma saída cada sentido de Campinas.
  • O caminho a partir de Florianópolis é pela BR-282 em direção a Lages, entrando à esquerda para Rio Rufino pela BR-475, depois pela SC-112 até Urupema.
  • Para quem vem de Lages, são 55 km e a partir de São Joaquim, 78 km, tudo pavimentado. Pelas rodovias SC-114, depois SC-370.
  • A partir de Urubici, o trecho mais curto e direto é de 50 km, incluindo 30 km de estrada de terra até Rio Rufino. Para desviar a estrada de terra, são 90 km, via BR-282.

Para quem chega de avião, por Florianópolis ou outro aeroporto catarinense, e indispensável o aluguel de um carro para conhecer Urupema SC e outros destinos da serra.

Onde ficar em Urupema: Dicas de hospedagem

Reserva Faldum - Urupema SC
Reserva Faldum

cidade de Urupema é pequena e possui algumas opções de hospedagem, tanto na cidade como na zona rural. Para quem gosta do contato com a natureza há pousadas e cabanas em lugares belíssimas.

Quando ocorrem as temperaturas mais baixas e a cidade lota e os moradores costumam hospedar turistas em suas casas. Quando há previsão de neve, então, fica difícil conseguir se alojar.

Entre os destaques, lugares mágicos para se hospedar, podemos considerar a Reserva Faldum Casa de Montanha, e a Fazenda do Barreiro, fundada em 1782, uma das pioneiras do turismo rural no Brasil.

Conheça algumas opções de hospedagem em Urupema SC:

Outras opções:

Onde comer na cidade

A cidade é pequena e conta com poucas opções de restaurantes. As duas melhores opções, onde é servido buffet ao meio dia , é no Restaurante Sabor Serrano e no Araucárias Café Gastrobar.

Para quem quer um lanche ou café, tem a Panificadora Eunice, a Lanchonete e Pizzaria Urupema, além do Araucárias Café.

O que fazer em Urupema: Pontos turísticos urbanos

Praça Municipal Manoel Pinto de Arruda

Praça central de Urupema
Vista aérea da praça central de Urupema

Bela praça, localizada em frente à igreja matriz, com espaços variados. Há um lago que congela nos dias mais frios, um termômetro e um letreiro da cidade.
Conta com um jardim suspenso, uma gruta, algumas araucárias, parquinho para as crianças. Tem também banheiro público e uma lanchonete, além dos jardins, é claro.

Igreja de Santana – Urupema

Igreja matriz Sant'ana - Urupema
Igreja matriz de dedicada à padroeira da cidade, Santa Ana, inclusive Urupema se chamava vila Santana até 1943. A igreja forma um belo cenário, entre araucárias e a praça à sua frente.

Observatório de Trutas no Rio Caronas

Urupema - Observatório de trutas do Rio Caronas
Observatório de trutas do Rio Caronas

O rio Caronas é o riacho localizado logo ao lado da praça central da cidade. É um dos únicos lugares no Brasil, onde as trutas Arco Íris vivem em habitat natural. Isso se deve à pureza e temperatura baixa das águas. As trutas podem ser vistas facilmente no riacho a partir da ponte.

Casa da Cultura de Urupema SC

Casa da Cultura de Urupema
Casa da Cultura de Urupema

A Casa da Cultura Ana Paula da Silva Souza reúne objetos e cultura advindo de acervos, das experiências e vivências do cotidiano no município de Urupema na Serra Catarinense. O acervo é resultado de doações e empréstimos de pessoas da comunidade.

Horário de funcionamento:

  • Normal: de terça a domingo, das 13h às 17h.
  • Verão: de terça a domingo, das 13h às 19h.
  • Contato: (49) 3236 3094.

O que fazer em Urupema: Atrações fora da cidade

Morro das Torres

Mirante do Morro das Torres
Mirante do Morro das Torres

O Morro das Torres é um dos pontos mais altos de Santa Catarina, com 1726 metros. Nos dias mais frios o morro fica todo branco, com a ocorrência de geada e as vezes, neve. É também o melhor local brasileiro para se observar o Nevoeiro Congelado (Sincelo).

Urupema - SC
Foto: Marleno Muniz Farias / Divulgação Urupema

No local é comum se formar cristais de gelo quando a água escorre da vegetação e congela antes de pingar. A sensação térmica no alto do morro já chegou a um pico de -30°C.
Por ser uma montanha bem alta e isolada, é um ótimo local para antenas de transmissão.

Morro das TorresLá no alto há um mirante, de onde se pode observar a cidade ao longe.
Fica a 7 km do centro, na divisa com o município de Rio Rufino, com acesso sinalizado. Os 2 quilômetros da subida são de estrada de chão batido.

Cascata que Congela – Urupema SC

Cascata que congela
Cascata que congela no mês de setembro

A famosa cascata que congela na verdade são duas. Uma na margem da estradinha e a outra, um pouco mais acima, acessível por uma pequena trilha.
Como elas possuem pouco volume d’água, congelam nas noites e manhã dos dias com frio extremo.

Cascata que congela - Urupema
Foto: Marleno Muniz Farias / Divulgação Urupema

Localizada aos pés do Morro das Torres, a 1550 m de altitude, a cascata congela naturalmente quando acontece uma sequência de três ou quatro dias de temperaturas extremamente baixas.
Fica a 6 km do centro e o acesso é ao lado do Morro das Torres.

Rota das Cachoeiras – Urupema

Rota das cachoeiras - Urupema SC
Rota das cachoeiras – Primeira queda

A Rota das Cachoeiras de Urupema consiste em uma trilha que leva a três cachoeiras e passa por belas paisagens, incluindo uma floresta com xaxins centenários e piscinas naturais.

A trilha tem uma extensão de 2,5 km (ida e volta), cerca de 1h30 de caminhada com trechos de travessia de rio onde molha os pés. As cachoeiras tem em torno de 3 a 5 metros de altura.

Rota das Cachoeiras - Urupema SC
Rota das Cachoeiras – Terceira queda

Fica a 17 km do centro da cidade, na propriedade particular da Pousada Rota das Cachoeiras na localidade de Cedrinho.

Obs: Para quem não é hóspede da pousada é necessário agendar a trilha com a Monteiro Ecoexperiências (contato no final do post).

Cachoeira das Contendas

Urupema - Cachoeira das Contendas
Vista aérea da Cachoeira das Contendas

Localizada bem próximo ao Morro do Combate, a Cachoeira das Contendas tem em torno de 10 metros de altura e fica em uma área de transição entre o campo e a mata, onde se inicia um pequeno cânion, repleto de araucárias.

Urupema - Cachoeira das Contendas
Acesso por baixo na Cachoeira das Contendas

Dá para visitar tanto em cima como em baixo, com acesso através de uma escadaria rústica de 600m. Em determinados horários, conforme a posição do sol, forma-se um arco-íris.
Está em propriedade particular, mas o acesso é liberado. O proprietário solicita que seja informado quando for acampar no local para segurança do turista.

Morro do Combate

Urupema - Cachoeira das Contendas
Vista a partir do Morro do Combate

O morro que já foi chamado de Morro do Cedro passou a ser conhecido como Morro do Combate, por ter sido palco de um combate durante uma revolução liderada pelo gaúcho federalista Leonel Rocha.

Foi em janeiro de 1927, que a força pública de Santa Catarina teve êxito em vencer os revoltosos apoiadores de Leonel Rocha neste local.

Está situado em propriedade particular e recomenda-se o acesso com guia ou condutor ambiental. Trilha de nível moderado com 1,2 km (ida e volta). Duração de aproximadamente 1h.

Capão dos Ossinhos

Urupema - Capão dos Ossinhos
Cascata e gruta do Capão dos Ossinhos

O Capão dos Ossinhos é local de um antigo cemitério indígena, escondido numa gruta situada abaixo de uma cascata. Neste local foram sepultados os Proto-Jê, ancestrais dos atuais povos indígenas Kaingag e Xokleng.

Os Proto-Jê tinham o hábito de usar cavernas próximas a curso d’água ou cachoeiras como lugar de passagem do mundo dos vivos para o mundo dos mortos.

Está em propriedade particular com acesso apenas com guia ou condutor ambiental. Trilha de nível fácil com 1 km (ida e volta). Duração de aproximadamente 1h.

Despraiado de Urupema

Despraiado - Urupema SC
Vista aérea do Despraiado

O Despraiado é um extenso lajeado por onde atravessa a estrada que conecta a comunidade do Cedro com a Bossoroca, onde os veículos passam por dentro da água.

O local é um dos pontos onde os urupemeses fazem churrasco no final de semana e aproveitam para se banhar na água do Despraiado nos dias mais quentes; a 400 metros rio abaixo há uma pequena queda d’água com piscinas naturais.

Vinhedo Taipa Mayer – Urupema

Urupema - Vinhedo Taipa Mayer
Vinhedo Taipa Mayer

O Vinhedo Taipa Mayer está localizado na região do Rincão dos Papagaios à 1365 metros de altitude. Em 2015 foi implantado o vinhedo da uva Sauvignon Blanc de variedade francesa com aproximadamente 0,5 hectare.

A uva é destaque na região e candidata para ser uma variedade emblemática, pois se adaptou muito bem nas condições de altitude. Não foi à toa que o vinhedo ganhou o prêmio de melhor Sauvignon Blanc do Brasil no concurso Wines of Brazil Awards 2021.

Além da uva Sauvignon Blanc, o proprietário Marcelo Meyer cultiva as uvas Sangiovese e Montepuciano de variedade italiana e a Pinot Noir de variedade francesa.

A Monteiro Ecoexperiências realiza a visita guiada com agendamento pelo campo do vinhedo junto com os mascotes – Pinot, Preta, Zeca, Maia e Shiva – que ficam soltos pela propriedade.

Fazenda do Barreiro

Fazenda do Barreiro

Fazenda histórica fundada em 1782 pelo português José Joaquim Pereira. Hoje a fazenda é administrada pela oitava geração da mesma família. No local há um museu, com vários objetos que retratam os mais de 200 anos de história da fazenda.

Em 1986, a fazenda do Barreiro começou a funcionar como pousada, se tornando uma das pioneiras do turismo rural no Brasil. São 23 apartamentos, e além da comida campeira, a fazenda promove cavalgadas, caminhadas, pescarias e outras atividades.
Fica a 50 km da cidade, por asfalto, no sentido São Joaquim.

Reserva Faldum Pousada de Montanha

Reserva Faldum - Urupema SC
Reserva Faldum

A Reserva Faldum oferece belíssimas paisagens, com lagos, campos e araucárias. A reserva é lar de inúmeras espécies de pássaros e mamíferos, em especial aos papagaios Charão e de Peito Roxo.

No local funciona uma linda pousada integrada a natureza. A reserva oferece trilhas ecológicas, observação de pássaros, passeios de canoa pelo lago e deliciosas comidas serranas.

Fica a 6 km de Urupema, no sentido Lages.

Obs: A visitação só é aberta aos hóspedes.

Mapa de Urupema: Pontos turísticos

No mapa abaixo é possível visualizar os ícones com cada um dos pontos turísticos de Urupema SC. Assim fica mais fácil para traçar um roteiro e ter uma noção dos acessos às atrações.

Passeios e guia de turismo em Urupema

Algumas atrações da lista do que fazer em Urupema, como a Rota das Cachoeiras, o Morro do Combate, Capão dos Ossinhos e Vinhedo Taipa Mayer, são autorizados apenas com guiamento agendado.

Monteiro Ecoexperiências - Urupema SC
Julia da Monteiro Ecoexperiências

A agência autorizada a fazer esses passeios em Urupema é a Monteiro Ecoexperiências. Fizemos alguns passeios em Urupema com a agência. Para agendar os passeios, basta entrar em contato pelo Whastapp.

O botão abaixo leva direto no WhatsApp da agência. Envie primeiro a mensagem automática “Contato por Viagens e Caminhos” para identificação. Depois combine a aventura!

Entrar em contato com a agência!
Fonte: Por Jair Prandi/Viagens e Caminhos