
CPMI do INSS será prorrogada; Carlos Viana informa próximos passos
Viana sinalizou mais 60 dias de funcionamento, mas disse que a prorrogação pode chegar a 120 dias
Saiba mais sobre as consequências de uma possível decisão judicial do ministro Alexandre de Moraes, do STF, em meio a embate com o bilionário Elon Musk, dono da rede social
O X, rede social do bilionário Elon Musk, pode ser suspenso nesta sexta-feira, após esgotamento do prazo para o cumprimento de ordem judicial do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal ( STF).
Veja abaixo perguntas e respostas sobre o caso.
Sim, a rede social tinha até o início da noite de quinta-feira, às 20h07, para indicar um representante da plataforma no Brasil, como o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou em decisão judicial. O X, porém, já adiantou que não cumprirá a ordem. Portanto, uma decisão suspendendo a rede pode sair a qualquer momento.
Especialistas em direito digital ouvidos pelo GLOBO explicam que a suspensão deverá ocorrer após uma comunicação feita pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) às operadoras de telefonia, que realizam um bloqueio dos IP’s da rede social. O comitê Gestor da Internet também deverá ser notificado para realizar o fechamento total dos acessos e fazer com que a decisão judicial seja cumprida.
Sim. Em 2015, houve duas decisões contra o WhatsApp. A operação para o bloqueio do X, inclusive, deverá ser similar às do período.
O bloqueio não é imediato e pode levar até alguns dias para que todos os prazos sejam cumpridos.
Sim. Só terá acesso ao X quem estiver fora do país ou, porventura, utilizar VPN, ferramenta que mascara a origem de acesso do usuário. Segundo o advogado Renato Opice Blum, pode haver uma determinação judicial para que a rede social não possa ser acessada via VPN. O cumprimento desta parte da decisão, porém, seria complicada.
Ao mencionar a possibilidade de retirar o X do ar no Brasil, Moraes citou dispositivos do Marco Civil da Internet. A legislação, aprovada em 2014, prevê a suspensão temporária das atividades de plataformas que, entre outros atos, não respeitarem a legislação brasileira e o sigilo das comunicações privadas e dos registros.
No mandado de intimação, Moraes afirmou que a determinação valeria “até que as ordens judiciais” contra o X fossem “efetivamente cumpridas e as multas diárias quitadas”. Além de não indicar um representante no Brasil, o X descumpriu ordens envolvendo o senador Marcos do Val (PL-ES) e a mulher do ex-deputado Daniel Silveira (PL-RJ), Paola Daniel. A própria empresa classifica essas decisões como “censura”.
No comunicado, a empresa informou que funcionários estavam sendo ameaçados de prisão por decisões de Moraes. Também alegou que as decisões do ministro seriam “incompatíveis com um governo democrático”.

Viana sinalizou mais 60 dias de funcionamento, mas disse que a prorrogação pode chegar a 120 dias

Ministro acatou recurso e determinou a prorrogação da comissão

Foi estabelecido um prazo de 48 horas para que a Mesa Diretora e a Presidência do Congresso recebam e promovam a leitura do requerimento

Decreto que regulamenta o ECA Digital, de proteção às crianças no ambiente da internet, entra em vigor e define as responsabilidades das big techs, das famílias e do próprio Estado
