
3ª edição do concurso Sabor de Escola tem premiação de até R$ 15 mil
Profissionais responsáveis pela merenda escolar da rede pública do DF devem se inscrever até 31 de agosto
Caesb já substituiu 2.214 ramais em Ceilândia, Samambaia, Gama, Jardim Botânico, Planaltina e Plano Piloto. Agora, serviços são realizados na QNP 30 A Caesb iniciou a quinta etapa do Plano de Manutenção Preventiva Programada de Substituição de Ramais. O objetivo da ação é diminuir os vazamentos nas tubulações de água e, consequentemente, o índice de …
Continue reading “Obras avançam para evitar desperdício de água potável”
Caesb já substituiu 2.214 ramais em Ceilândia, Samambaia, Gama, Jardim Botânico, Planaltina e Plano Piloto. Agora, serviços são realizados na QNP 30
A Caesb iniciou a quinta etapa do Plano de Manutenção Preventiva Programada de Substituição de Ramais. O objetivo da ação é diminuir os vazamentos nas tubulações de água e, consequentemente, o índice de perdas da Companhia, o que resultará em maior confiabilidade do sistema de fornecimento.
Uma das metas é melhorar as redes e os ramais de distribuição de água (instalação que liga a rede geral de água da rua com a rede interna do imóvel) em todo o DF. Ao todo serão substituídos mais 154 ramais na QNP 30 de Ceilândia. Desde novembro de 2020, quando o plano começou a ser executado, 2.214 ramais foram substituídos em Ceilândia, Samambaia, Gama, Jardim Botânico, Planaltina e Plano Piloto.
O trabalho desenvolvido é uma ação preventiva e não gera custo para os clientes. Durante a execução dos serviços, os técnicos da companhia farão a manutenção de redes de água, substituições de ramais prediais, assim como inspeções, levantamento dos dados e pesquisa de vazamentos.
No caso de serviços externos, está prevista a recomposição de pavimentação asfáltica e, internamente nas residências, as obras compreendem ainda a recomposição de calçadas, muretas e paredes onde for realizado o serviço.
Para a execução da obra, eventualmente será necessário acessar a residência dos moradores, gerando uma Ordem de Serviço (OS). Os empregados da Caesb estarão uniformizados portando crachá de identificação e irão adotar todas as medidas de prevenção ao coronavírus, como o uso de máscaras e álcool em gel. Em caso de portão fechado, será deixado um aviso de comparecimento com as devidas instruções.
Plano de Manutenção Preventiva
O Plano de Manutenção Preventiva Programada de Substituição de Ramais teve início em novembro de 2020. O projeto prevê a substituição de 20.360 ramais prediais de água até 18 de fevereiro de 2022. O contrato permite que esse número chegue a aproximadamente 30 mil.
Os vazamentos em ramais prediais, segundo estudos da Caesb, são os principais responsáveis pelas atuais perdas de água do sistema. Dessa forma, há a recomendação de uma gestão da infraestrutura, englobando a instalação e manutenção das tubulações, onde os ramais estão incluídos.
Eles devem ser padronizados e executados com material de qualidade. Em cenários desejáveis de redução do índice de perdas da Caesb, 2% dos ramais prediais devem ser substituídos por ano em locais onde ocorre maior incidência de vazamentos.
Conheça o Plano Distrital de Saneamento Básico, clicando aqui.
*Com informações da Caesb
Profissionais responsáveis pela merenda escolar da rede pública do DF devem se inscrever até 31 de agosto
Jornada da Mulher Trabalhadora oferece qualificação com aulas na Candangolândia; inscrições vão até 24 de agosto
Interrupção temporária visa a garantir a segurança das equipes durante o trabalho
Lançada nesta terça (19), a terceira edição da iniciativa vai beneficiar mais 100 mulheres em situação de vulnerabilidade, apostando na economia circular e na ressocialização