
Novacap intensifica ações mecanizadas de limpeza de bocas de lobo em todo o DF
Com apoio de 20 caminhões e operação contínua, a Novacap já removeu mais de 240 mil toneladas de resíduos desde o início do contrato em janeiro de 2024
Obra do programa Água Legal atenderá a mais de 450 famílias que vivem na área rural do Sol Nascente
Começam, ainda neste mês de outubro, as obras de implantação da rede de distribuição de água e respectivas ligações nas chácaras Girassol, Cerâmica, Gilliard e Canaã. A obra, que faz parte do programa Água Legal, é conduzida pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e será executada pela empresa Comar Engenharia.
Nesta etapa, serão construídos cerca de 11 quilômetros de rede, contemplando inicialmente 452 residências. No entanto, segundo informações de técnicos da construtora, após visita técnica realizada no local, esse número tende a crescer, uma vez que a quantidade de residências na região já é maior do que a apontada à época da elaboração do projeto que foi licitado.
O prazo previsto para a execução dos serviços é de 10 meses, com investimentos da ordem de R$ 2,8 milhões e a geração de cerca de 60 empregos diretos contratados pela construtora.
Em visita ao local nesta terça-feira (14), técnicos da COMAR solicitaram à Administração Regional do Sol Nascente/Pôr do Sol a cessão temporária de uma área para a instalação do canteiro de obras. Segundo o responsável pela obra, o engenheiro Emerson Martins, essa instalação “facilitará a logística operacional, o que impacta positivamente a manutenção do prazo de conclusão da obra”.
A área do condomínio Gilliard faz parte da zona rural e teve um expressivo crescimento com a pavimentação da VC 311, importante via que liga o setor P Norte, em Ceilândia, à DF-180.
“Essa obra é uma antiga reivindicação de moradores e vai propiciar uma considerável melhoria da qualidade de vida da população, com a chegada da água encanada da Caesb. É mais uma etapa do conjunto de obras do GDF em nossa cidade”, pontuou Cláudio Ferreira, administrador regional do Sol Nascente/Pôr do Sol.
Ano a ano, moradores de áreas carentes do Distrito Federal têm deixado de usar ligações clandestinas para contar com água potável e de boa procedência. Essa mudança ocorre por meio do programa Água Legal, instituído pelo Governo do Distrito Federal (GDF) e pela Companhia Ambiental de Saneamento do Distrito Federal (Caesb).
O investimento na iniciativa ultrapassa R$ 155 milhões e abrange todo o DF, com ênfase em regiões como Estrutural, Sol Nascente, Planaltina e Sobradinho.
*Com informações da Administração Regional do Sol Nascente/Pôr do Sol
Com apoio de 20 caminhões e operação contínua, a Novacap já removeu mais de 240 mil toneladas de resíduos desde o início do contrato em janeiro de 2024
Serviços de melhoria e modernização da rede elétrica serão realizados pela Neoenergia
Iniciativa reúne órgãos do GDF e oferece serviços sociais, de saúde, educação e moradia
Cães disponíveis para adoção responsável fazem parte do programa Castra-DF