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Novo Centro de Convivência do Idoso de Santa Maria vai atender 250 pessoas diariamente
Espaço recém-reformado pelo GDF recebeu investimento de R$ 1,3 milhão para garantir acessibilidade e ampliar a oferta de atividades
Encontro teve como objetivo enxergar os serviços pelo olhar do usuário e desenvolver ações mais efetivas
Com o objetivo de captar a percepção e a avaliação dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Planaltina, Sobradinho I, Sobradinho II, Fercal e Arapoanga, a Secretaria de Saúde (SES-DF) promoveu uma oficina com comunidade e lideranças locais. Realizada na quarta-feira (19), a conversa debateu os desafios e soluções para a saúde da região.
Durante o encontro, os participantes apontaram pontos fortes e fracos que observam no território, organizados em quatro eixos: acesso à informação, acesso aos insumos, acesso às equipes e aos serviços. As soluções para os principais pontos foram formuladas em grupo. O documento consolidando todas as questões debatidas irá estruturar uma proposta visando ações efetivas.
De acordo com a gerente de planejamento, monitoramento e avaliação da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (Diraps) da SES-DF, Mariana Alencar, o encontro reforça a importância do diálogo com a sociedade, buscando transparência e soluções pactuadas no setor.
A gestora destacou o papel dos usuários neste diálogo. “Queremos escutar o que o usuário pensa sobre os serviços de saúde da região porque nossas ações têm de ser direcionadas com base no que está acontecendo efetivamente”, disse.
Autoridade tradicional do Ilê Odé Axé Opô Inle, Babá Aurélio de Odé participou da oficina e destacou o papel do SUS para permitir o acesso da população à saúde: “Não podemos deixar de enaltecer o SUS, que é exemplo para o mundo inteiro. É ele que possibilita que toda a população brasileira tenha acesso à saúde”.
A expectativa da equipe é que os produtos da oficina contribuam para o planejamento, com orientações que vão ao encontro dos desejos e necessidades da população. “Conseguimos cumprir integralmente a proposta, mapeando os pontos fortes e fracos dos serviços, principais problemas e propostas de soluções, sob a ótica do controle social e lideranças comunitárias”, destaca Mariana Alencar.
Os próximos passos incluem oficinas com gestores e trabalhadores para confirmação e alinhamento do planejamento. Outras oficinas com a participação popular também estão previstas. “Nosso desejo é que a participação popular seja um pilar cada vez mais estruturante para a organização de cuidado na região”, concluiu Alencar.
*Com informações da Secretaria de Saúde
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