
Festival de Brasília, drift, rap e celebração ao Cerrado são destaques do fim de semana no DF
Brasilienses e visitantes contam com uma programação recheada de eventos promovidos ou apoiados pelo Governo do Distrito Federal (GDF)
O irmãos Adriana Nunes e Marcelo Linhos apresentam o projeto “Sabiá – oficina de leitura e criatividade com contação de histórias
“Sabiá lá na gaiola fez um buraquinho/ Voou, voou, voou, voou/ E a menina que gostava tanto do bichinho/ Chorou, chorou, chorou, chorou”. Os versos de “Sabiá Lá na Gaiola” se tornaram universais desde o lançamento da canção, em 1951, quando Hervê Cordovil cantou a composição de Mário Vieira. A obra chamou a atenção da multiartista e atriz premiada Adriana Nunes (Cia. Os Melhores do Mundo) e do reconhecido músico e irmão Marcello Linhos que, com a parceria da designer Claudia El-Moor, lançaram o livro “Sabiá”, em 2016.
A iniciativa se reverberou em oficinas de sucesso pelo Distrito Federal em 2023 e, agora, com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal – FAC/DF, retorna em 2024 com o nome “ Sabiá – Oficina de Leitura e Criatividade com Contação de Histórias”, em 12 oficinas.
Em “Sabiá – Oficina de Leitura e Criatividade com Contação de Histórias”, Adriana e Marcello resgatam esta canção que é passada através de gerações e mostram o livro adaptado de uma forma lúdica e performática, transformando a música em um teatrinho. “Vamos cantar, pintar e contar histórias com as crianças, que espero que saiam de lá com uma doce canção na cabeça, um brinquedinho nas mãos e um mundo na imaginação”, adianta Adriana Nunes, entusiasmada.
Usando a técnica de colagem, “Sabiá”, o livro, tem ilustrações delicadas que carregam a letra da canção por um passeio pictórico e encantador. Adriana Nunes imprime na letra da música sua arte de modo a transformar o clássico em uma obra multimídia. Em cada encontro de 1h30, as crianças/jovens irão aprender a canção que deu origem ao livro, ouvir a história do Sabiá, assistir à ilustração multimídia da canção e produzir um trabalho de colagem que as crianças irão levar para casa junto com o livro que receberão de presente. “Assim, poderão reler o livro e brincar com seus amigos e familiares, fomentando o gosto pela leitura”, ressalta, feliz, Adriana Nunes.
Marcello Linhos, cantor e multi-instrumentista, reinterpreta a canção no projeto que conta ainda com animações em vídeos que podem ser conferidas em: https://youtu.be/HyEEr_Tnn9A .
Brasiliense e apaixonada pelo universo infantil. Neste projeto, ela utiliza a arte da Contação de Histórias para juntar sua experiência de quase três décadas se apresentando com a Companhia de Comédia. Sua criatividade artística em “Sabiá” é dedicada às crianças e materializada no livro, no vídeo, nesta oficina de criatividade e em suas outras obras voltadas para este público.
Violeiro e cantor, estudou na escola de música de Brasília. Integrante da companhia de comédia os Melhores do Mundo teve à oportunidade de conhecer todos os vinte e sete estados brasileiros convivendo artisticamente e tecnicamente com a pluralidade cultural do Brasil. Como compositor já teve suas músicas gravadas por diversos grandes artistas do Brasil. Dedica-se hoje à música autoral, seu disco Violinha Caipira é uma ode ao cerrado. Marcello Linhos também é produtor e sócio da editora e produtora C de Coisas.
A oficina “Sabiá” foi criada em 2013 e já foi realizada no Hospital da criança de Brasília, no Shopping Iguatemi, na sede da produtora C de Coisas, na Flipiri em Pirenópolis, na Jornada Literária, escolas públicas e bibliotecas.
Oficineira: Adriana Nunes. Músico: Marcello Linhos. Gestão Administrativa: C1 Arte e Entretenimento. Produtora: Paula Jacobson. Assessoria de Comunicação e redes sociais: Clara Camarano. Audiodescrição: Bárbara Barbosa. Interprete de Libras: Flávia Novaes. Fotógrafo: Cristiano Costa. Monitora: Juju Peres. Auxiliar Administrativo: Vagner Lopes
“Sabiá – Oficina de Leitura e Criatividade com Contação de Histórias”. Data: 2/4, na Biblioteca Pública de Ceilândia Carlos Drummond de Andrade; 3/4, na Escola Classe 01 da Vila Estrutural; 4/4, na Biblioteca Pública de Samambaia. Horário: sempre de 8h às 9h30; 9h30 às 11h; 14h às 15h30; e das 15h30 às 17h. Capacidade: 40 crianças. Mais informações no Instagram: @adriananunes.
Brasilienses e visitantes contam com uma programação recheada de eventos promovidos ou apoiados pelo Governo do Distrito Federal (GDF)
Troféu Câmara Legislativa será entregue aos vencedores da Mostra Brasília, vitrine do cinema brasiliense. Também há premiação em dinheiro para os melhores filmes e categorias técnicas
Uma comédia que faz rir, emociona e te faz esquecer os problemas. E, no fim, você sai do teatro com uma mensagem simples, mas poderosa: que tal apostar no amor?
Confira aqui a programação e valor dos ingressos do Cine Drive-in Brasília