
SES-DF reforça estratégias para proteção de bebês prematuros contra VSR
Profissionais de saúde passam por capacitação para aplicação do medicamento contra bronquiolite

Doença mata centenas de milhares de pessoas todos os anos A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nesta quarta-feira (6) que a única vacina contra malária aprovada deveria ser disponibilizada amplamente para crianças africanas, o que pode sinalizar um grande avanço contra uma doença que mata centenas de milhares de pessoas todos os anos. A …
Continue reading “OMS defende vacinação contra malária para crianças africanas”
Doença mata centenas de milhares de pessoas todos os anos
A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nesta quarta-feira (6) que a única vacina contra malária aprovada deveria ser disponibilizada amplamente para crianças africanas, o que pode sinalizar um grande avanço contra uma doença que mata centenas de milhares de pessoas todos os anos.
A recomendação da OMS diz respeito à RTS,S, ou Mosquirix, uma vacina desenvolvida pela farmacêutica britânica GlaxoSmithKline.
Desde 2019, 2,3 milhões de doses de Mosquirix foram administradas a crianças de Gana, Quênia e Maláui graças a um programa-piloto de larga escala coordenado pela OMS. A maioria das vítimas fatais da doença tem menos de 5 anos.
O programa veio na esteira de uma década de testes clínicos em sete países africanos.
“Esta é uma vacina desenvolvida na África por cientistas africanos, e estamos muito orgulhosos”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.
“Usar esta vacina, além das ferramentas existentes para evitar a malária, poderia salvar dezenas de milhares de vidas jovens a cada ano”, acrescentou ele, referindo-se a medidas anti-malária como redes de camas e borrifações.
A malária é muito mais mortífera do que a Covid-19 na África. Ela matou 386 mil africanos em 2019, de acordo com uma estimativa da OMS. Em comparação, houve 212 mil mortes confirmadas de Covid-19 nos últimos 18 meses.
A OMS diz que 94% dos casos e mortes da malária ocorrem na África.
Fonte: Agência Brasil

Profissionais de saúde passam por capacitação para aplicação do medicamento contra bronquiolite

Neurologista do Hospital de Base afirma que a doença não tem cura, mas não é sentença de morte

De acordo com a Polícia Militar do Distrito Federal, Ceilândia e Brasília lideram ranking de prisões

Funções operacionais concentram a maior parte das vagas; oportunidades se distribuem por várias regiões do DF
