
Criadores de pássaros silvestres tem prazo definido para recadastramento
Prazo vai de 1º de outubro deste ano a 31 de março de 2026
Ação teve como finalidade garantir segurança dos alimentos para consumo durante o feriado
A Vigilância Sanitária apreendeu cerca de 1,5 tonelada de pescados em condições ou situações irregulares durante a operação Semana Santa, realizada nas últimas semanas antes do feriado. Diariamente, 20 equipes de auditores visitaram os locais classificados na Junta Comercial do Distrito Federal como comércio atacadista ou peixarias, fiscalizando cerca de 650 estabelecimentos e autuando mais de 20.
Segundo o coordenador da Operação Semana Santa na SES-DF, Allex de Melo Moraes, 70 auditores participaram das atividades urbanas. “O ingresso de novos profissionais possibilitou alcançar cinco vezes mais estabelecimentos que nos anos anteriores”, avalia.
O objetivo da operação é garantir a segurança dos alimentos, especialmente em um período de alta do consumo de frutos do mar como a Páscoa, que pode expor o consumidor a diversos riscos.
Do total de apreensões, a maior parte – 1,2 tonelada – corresponde a pescados congelados, 194 kg de pescados frescos ou resfriados e 52 kg de pescados secos e salgados.
A ação verificou os produtos em diversos aspectos, como origem, recebimento e acondicionamento nas câmaras frias, entre outros. Além dos pontos de segurança, foram observados ainda aspectos sensoriais como olho e consistência da guelra e da própria carne.
*Com informações da Secretaria de Saúde
Prazo vai de 1º de outubro deste ano a 31 de março de 2026
A ação integra as comemorações dos 47 anos do maior parque urbano da América Latina
Brasília está no topo da classificação nacional de sustentabilidade elaborada pelo Centro de Liderança Pública (CLP); ações do GDF têm elevado índices da capital em áreas como segurança, educação, saúde e universalização do saneamento básico
Projeto-piloto prevê investimento de R$ 463,9 mil e deve beneficiar 438 mil estudantes da rede pública