BRASÍLIA

Operação da Polícia Militar intensifica o combate à violência contra a mulher no DF

8 de agosto, 2025 | Por: Agência Brasília

Durante a campanha Agosto Lilás, PMDF adota ações estratégicas

O Provid aposta na prevenção como uma das principais armas de enfrentamento à violência contra a mulher | Foto: Divulgação/PMDF

Neste mês de agosto, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) reforça seu papel na proteção das mulheres e no enfrentamento à violência de gênero com ações estratégicas e integradas. A corporação participa da campanha Agosto Lilás, que marca a luta pelo fim da violência contra a mulher.

A PMDF participa da Operação Shamar, coordenada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. A ação reúne cerca de 50 mil agentes de segurança pública em mais de 2 mil municípios, com o objetivo de intensificar o cumprimento de medidas protetivas, mandados de prisão e promover ações educativas e preventivas em todo o país.

No centro dessa atuação está o Policiamento de Prevenção Orientado à Violência Doméstica e Familiar (Provid), iniciativa estratégica da PMDF com o objetivo de atuar de forma preventiva no enfrentamento à violência doméstica, por meio de intervenções nos núcleos familiares em situação de vulnerabilidade.

Com três eixos orientadores — ações educativas (prevenção primária), visitas solidárias e policiamento direcionado (prevenção secundária) e articulação com a rede de apoio —, o Provid tem promovido um modelo eficaz de segurança pública, com foco nos direitos humanos e na preservação da dignidade das vítimas. As visitas solidárias aos lares em situação de violência são uma das marcas do projeto, assim como o encaminhamento às instituições de apoio e a notificação ao Poder Judiciário quando necessário.

Durante todo o mês, a PMDF intensificará a atuação em ocorrências de violência doméstica, promoverá ações educativas, atuará na sensibilização da sociedade e reforçará os canais de denúncia, como o Ligue 180 — que funciona 24 horas, gratuitamente, com sigilo garantido.

*Com informações da PMDF

Artigos Relacionados