
Taguatinga recebe ação de acolhimento da população em situação de rua nesta quarta (6)
Abordagem está prevista para passar por seis pontos na região administrativa
Alimentos não tinham selo de inspeção; além disso, as galinhas eram criadas em condições sanitárias precárias
Uma operação de fiscalização realizada pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF) na segunda-feira (4) resultou na apreensão de 1.228 ovos sem selo de inspeção, em uma granja que fornecia ovos para estabelecimentos localizados em áreas nobres de Brasília. Além da produção clandestina, o local apresentava graves irregularidades sanitárias, como a presença de ratos, piolhos e pulgas em meio aos alimentos.
Durante a ação, os fiscais emitiram laudo de inspeção, termo de notificação, termo de apreensão e auto de infração. A granja não tem registro junto à Seagri-DF, condição obrigatória para funcionamento legal de agroindústrias de produtos de origem animal no Distrito Federal.
Subsecretária de Defesa Agropecuária, Danielle Kalkmann alerta para a necessidade de regularização das agroindústrias: “A legislação sanitária distrital exige que agroindústrias de produtos de origem animal estejam registradas na Seagri para, assim, garantir a proteção da saúde da população e a segurança higiênico-sanitária dos alimentos”.
“O VI Encontro Distrital da Agroindústria [de 6 a 8 de agosto] será uma grande oportunidade para empresários tirarem dúvidas sobre o registro de suas indústrias junto à equipe técnica, conhecerem experiências de quem já se regularizou e buscar orientações para aprimorar seus negócios e acessar novos mercados”, completa Danielle.
Para fazer o registro, o responsável pela indústria de produtos de origem animal deve procurar a Seagri-DF nos telefones (61) 3349-6803 / 3272-3650 ou pelo site oficial da pasta para submeter a documentação para análise da Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e Animal (Dipova). A vistoria prévia do terreno e das instalações é necessária para a liberação do registro.
Denúncias de irregularidades devem ser feitas pelo ParticipaDF, pelo telefone 162 ou pelo site. É importante fornecer as informações de forma clara, como local, nome da empresa e descrição das irregularidades observadas.
*Com informações da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF)
Abordagem está prevista para passar por seis pontos na região administrativa
Cinco ministras participaram da noite de abertura da conferência
Terceira e última parcela do reajuste foi incluída na folha de julho, beneficiando cerca de 160 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas
Programa oferece serviços públicos em um só local, com atendimentos do Procon, Neoenergia, Detran, BRB e outros, das 9h às 16h, em frente à Feira dos Importados