ESPORTES

Organização do Bola de Ouro rebate Real Madrid após boicote, e editor-chefe opina o que faltou para Vini Jr

18 de janeiro, 2025 | Por: Agência O Globo

Clube espanhol afirmou não ser respeitado pelo direção do evento após relatos de que principal prêmio iria para Rodri, do City

O Real Madrid anunciou um boicote à cerimônia do prêmio da Bola de Ouro, sob a justificativa de que seu atacante Vinícius Jr. foi preterido injustamente. O meia Rodri, do Manchester City, levou o principal troféu da noite, que não contou com a presença de qualquer jogador ou dirigente merengue. Após a gala, o editor-chefe da publicação francesa France Football, que organizou a premiação em parceria com a Uefa, respondeu ao clube espanhol, em entrevista ao L’Équipe, e opinou o que faltou para que Vini Jr levasse o título de melhor da temporada.

— Evidentemente, Vinicius certamente sofreu com a presença de Bellingham e Carvajal no top 5 porque, matematicamente, isso lhe tirou alguns pontos. Isso também resume a temporada do Real Madrid, que teve entre 3 e 4 jogadores, e os jurados dividiram suas decisões entre eles, o que beneficiou Rodri — explicou Vincent Garcia.

Em comunicado à AFP, antes da premiação, o Real Madrid afirmou que, “se os critérios do prêmio não proclamam Vinicius como vencedor, esses mesmos critérios deveriam proclamar Carvajal como vencedor. Como isso não ocorreu, é óbvio que o Ballon d’Or-UEFA não respeita o Real Madrid. E o Real Madrid não vai aonde não é respeitado”.

Vincent Garcia afirmou ter recebido “muita pressão” dos merengues e seu silêncio sobre as perspectivas de Vini Jr os teria irritado.

— Tive muita pressão do Real Madrid mas, como acontece com outros clubes, fui sempre claro, justo e talvez o meu silêncio os levou ao limite. Mas foi o mesmo que com os outros. Fiquei desagradavelmente surpreendido com a sua ausência — afirmou o editor-chefe da France Football. — Fomos muito claros com eles e com todos os outros clubes. No último minuto, não sei porquê, eles queriam mudar a regra. Quando o Real Madrid tomou a sua decisão, não tenho a certeza se não houve alguma decepção.

A decisão refletiu a insatisfação do clube espanhol com a suposta falta de consideração pelo desempenho de Vinícius, que era considerado um dos favoritos ao prêmio de melhor jogador do mundo. O meio de comunicação francês L’Équipe, dono da France Football e organizador da Bola de Ouro, atacou a decisão do Real Madrid de não comparecer à gala.

“Uma derrota eleitoral e uma derrota moral”, diz o título do editorial assinado por Vincent Duluc. “O Real Madrid, que não aceita que o vencedor não seja conhecido antecipadamente, nem que não seja ele, acabou por recusar vir para o boato da derrota de Vinicius, fazendo reféns seus outros vencedores, Carlo Ancelotti e Kylian Mbappé, em particular”.

O que é o Bola de Ouro 2024?

O prêmio considera os feitos na temporada 2023/24 (1º de agosto de 2023 a 31 de julho de 2024). Pela primeira vez, a revista francesa que organiza o evento terá o auxílio da Uefa, a confederação europeia de futebol. A France Football faz uma lista de 30 finalistas e a submete a jornalistas de diferentes países. Cada um faz o seu Top-5, e pontuações são dadas por posição. O melhor colocado leva a Bola de Ouro.


BS20241029093601.1 – https://oglobo.globo.com/esportes/noticia/2024/10/29/organizacao-do-bola-de-ouro-rebate-real-madrid-apos-boicote-e-editor-chefe-opina-o-que-faltou-para-vini-jr.ghtml

Artigos Relacionados