
Feira de troca de livros, filmes e folia pós-Carnaval são destaques do fim de semana
Agenda cultural também conta com eventos em homenagem ao Mês da Mulher e atividades para celebrar o aniversário do Planetário
Orquestra Filarmônica de Goiás se apresenta nesta quinta-feira (13/03), às 20 horas, no Teatro Basileu França, com entrada gratuita
Fotos: Divulgação
A Orquestra Filarmônica de Goiás se apresenta na próxima quinta-feira (13/03), às 20 horas, no Teatro Basileu França, com entrada gratuita. Conduzido pela maestra Mariana Menezes, o segundo concerto desta temporada fará uma jornada através dos séculos 18 e 20, pelas obras dos europeus Samuel Coleridge-Taylor, Mozart e Dvořák.
A temporada de 2025 faz uma homenagem aos grandes nomes da música clássica ao redor do mundo, trazendo para os palcos goianos melodias que encantam e emocionam o mundo inteiro.
La Bomboula abre a noite com o baile de tons e notas calorosas do britânico Samuel Coleridge-Taylor. O compositor, conhecido por “Mahler africano”, é considerado herdeiro do romantismo inglês e entrou para história ao fazer obras complexas, mesmo sendo muito jovem.
Na sequência, o equilíbrio formal ganha a cena, sob a sutileza e a racionalidade musical do austríaco Mozart. A peça de número 35, intitulada Sinfonia de Haffner, é uma obra encomendada, em homenagem ao título de Cavaleiro do Reino, concedido ao aristocrata Sigmund Haffner.
Para encerrar o concerto, a escolha traz à tona o encontro de elementos da Europa Central e dos Estados Unidos, território em que Antonín Dvořák viveu ao longo de sua trajetória musical. Do mundo novo, sinfonia de número 95, reflete o multiculturalismo, marca do período musical clássico, após o século 19.
A temporada de 2025 da Filarmônica, com o tema Pioneiros, vai levar aos palcos grandes clássicos nacionais e internacionais, com concertos gratuitos. A série de apresentações é um convite para celebrar obras-primas, como é explicado pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto.
Reconhecida internacionalmente como um dos melhores grupos orquestrais da América Latina, a Orquestra Filarmônica de Goiás recebeu elogios da revista inglesa Gramophone, uma das mais prestigiadas publicações de música clássica do mundo.
O grupo é vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-GO), por meio da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (Cett) da Universidade Federal de Goiás (UFG) desde 2021.
Assunto: Concerto da temporada Pioneiros da Orquestra Filarmônica de Goiás
Quando: Quinta-feira (13/03), às 20h
Onde: Teatro Escola Basileu França – Avenida Universitária, 1750, Setor Leste Universitário – Goiânia (GO)
Entrada Gratuita
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-GO) – Governo de Goiás
Agenda cultural também conta com eventos em homenagem ao Mês da Mulher e atividades para celebrar o aniversário do Planetário
Apresentações ocorrem desta quinta (13) a sábado (15)
A programação, que começa no sábado (15), às 17h, ocorre em frente à Administração da cidade, com música, comida e atividades para crianças
Confira aqui a programação e valor dos ingressos do Cine Drive-in Brasília