Orquestra Maré do Amanhã começa 2025 com formação mais jovem e homenagem ao Papa Francisco
19 de maio, 2025
| Por: Agência O Globo
O concerto será realizado no dia 18 de maio, no Jardim Botânico, com entrada gratuita e iniciará as celebrações dos 15 anos do projeto
Orquestra Maré do Amanhã abre temporada 2025 com nova formação e homenagem ao Papa Francisco — Foto: Divulgação / Orquestra Maré do Amanhã
A Orquestra Maré do Amanhã (OMA) abre a temporada 2025 com uma nova formação, composta apenas por músicos mais jovens. E, neste domingo, tem espetáculo às 11h, no Teatro Eco Villa RiHappy, dentro do Jardim Botânico, com entrada gratuita. A apresentação inicia as celebrações dos 15 anos do projeto que ensina música clássica para crianças e jovens do Complexo da Maré e fará uma homenagem ao Papa Francisco, que morreu no último dia 21.
— É a estreia de uma nova fase. Pela primeira vez, a Orquestra não terá mais nenhum dos músicos que nos acompanharam desde o início e que agora atuam como professores no projeto. É uma geração completamente nova, cheia de talento e coragem — conta Carlos Eduardo Prazeres, fundador e diretor do projeto.
Antes da homenagem, Carlos Eduardo lerá um texto de agradecimento ao Papa Francisco, que, por duas vezes, recebeu a OMA no Vaticano.
O concerto será dividido em três partes. A primeira, mais clássica, terá tributo ao Papa e solos dos novos músicos. Na segunda, a Orquestra interpretará quatro canções brasileiras, aprofundando o mergulho musical nas raízes do país. Já a terceira parte será inteiramente dedicada às estreias.
— Vai ser muito maneiro. É um desafio muito grande. É uma nova orquestra, com crianças e adolescentes, e com repertório novo. A Sinfonia Jobim é muito difícil, mas está linda. Tenho certeza de que a garotada vai dar conta do recado — afirma o maestro Filipe Kochem.