Orquestra Sinfônica inicia, nesta terça (7), a temporada 2023
7 de fevereiro, 2023
Com entrada gratuita e classificação indicativa livre, concertos serão apresentados às terças-feiras, sempre às 20h, até o fim deste mês No mês do Carnaval, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS) abre os trabalhos da temporada 2023 com três concertos. A partir desta terça (7), as já tradicionais apresentações serão no Teatro Plínio …
Com entrada gratuita e classificação indicativa livre, concertos serão apresentados às terças-feiras, sempre às 20h, até o fim deste mês
No mês do Carnaval, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS) abre os trabalhos da temporada 2023 com três concertos. A partir desta terça (7), as já tradicionais apresentações serão no Teatro Plínio Marcos, sempre às terças-feiras, com exceção do dia 21, quando haverá pausa para a festa popular. O mês é dedicado a obras de Ludwig van Beethoven (1770-1827) e de Edvard Grieg (1843-1907).
Apresentações começam com repertório de Beethoven | Foto: Hugo Lira/Secec
“A temporada de 2023 será muito rica e cheia de novidades”, anuncia o regente da orquestra, Claudio Cohen. “Faremos um ciclo completo das sinfonias e concertos de Beethoven, iniciando em fevereiro com as sinfonias números 1, 2 e 3. Nos meses seguintes, teremos solistas importantes, como o pianista Eduardo Monteiro e o violinista alemão Oscar Bohorquez, apresentando obras do compositor alemão.”
O primeiro concerto do ano traz o Ciclo Beethoven 2023, com a Abertura Egmont Op. 84 e as sinfonias nº 1 e nº 2. As composições do autor, que é um dos mais renomados e reconhecidos do mundo, retornam aos palcos do Teatro Plínio Marcos no dia 28, com a Abertura Leonora III e a Sinfonia nº 3, sempre com a regência de Cohen.
Além disso, a partir de agora, toda sexta-feira um novo vídeo será publicado no canal do Youtube da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, revendo grandes momentos de apresentações do grupo.
Homenagens
A novidade da temporada será a série Os Compositores, na qual a sinfônica homenageará diversos autores da música de concerto, possibilitando um aprofundamento em linguagens musicais menos divulgadas. A série começa neste mês com peças do compositor norueguês Grieg e terá a pianista russa Anastasiya Evsina como solista do Concerto para Piano e Orquestra Op.16 em Lá Menor, no dia 14.
“Esta peça exprime pura emoção, escrita em momento muito feliz do compositor, associado ao seu recente casamento e ao nascimento da sua filha”, conta Anastasiya Evsina. “O uso de técnicas de piano, tais como notas duplas, passagens virtuosas por todo o teclado, oitavas e cordas brilhantes, dá continuidade à tradição de [Franz] Liszt, a quem Grieg admirava muito e respeitava”.
A pianista, que também é autora de livros sobre técnicas de piano, explica que o concerto de Grieg se distingue dos compositores românticos da Europa Central “por não ter os sentimentos pesados, por vezes trágicos ou inconsoláveis”. Segundo ela, o autor “demonstra uma espécie de sabedoria ao lidar com a tristeza”.
Concertista renomada internacionalmente, Anastasiya já se apresentou nos mais importantes espaços culturais do mundo, como Tokyo Opera City Recital Hall e Minato Mirai Recital Hall em Yokohama (Japão), o Palácio Nacional da Cultura de Sofia (Bulgária) e o Conservatório Tchaikovsky (Moscou, Rússia). No Brasil, já marcou presença no Centro Cultural de São Paulo, na Fundação Eva Klabin (Rio de Janeiro) e em Brasília, onde promoveu masterclasses com músicos e professores da Universidade de Brasília (UnB).
Programação : OSTNC Apresentações às terças, sempre às 20h, no Teatro Plínio Marcos – Eixo Cultural Ibero-americano. Entrada gratuita e classificação indicativa livre.
→ Dia 7 Ciclo Beethoven 2023 Abertura Egmont Op. 84 Sinfonia nº 1 em Dó Maior Op. 21 I.Adagio molto – Allegro con brio II.Andante cantabile con moto III.Menuetto – Allegro molto e vivace – Trio IV.Finale – Adagio – Allegro molto e vivace Sinfonia º 2 em Ré Maior Op. 36 I.Adagio molto – Allegro com brio II.Larghetto III.Scherzo – Allegro IV.Allegro molto
→Dia 14 Série Os Compositores: Edvard Grieg Holberg Suite Op. 40 I.Praeludium – Allegro vivace II.Sarabande – Andante III.Gavotte – Allegretto IV.Air – Andante religioso V.Rigaudon – Allegro con brio Concerto para Piano e Orquestra Op.16 em Lá Menor I.Allegro molto moderato II.Adagio III.Allegro moderato molto e marcato – Quasi presto – Andante Maestoso Solista: Anastasiya Evsina Peer Gynt Suite nº1 Op. 46 I.Morning – Allegretto pastorale II.The death of Ase – Andante doloroso III.Anitra’s dance – Tempo di Mazurka IV.In the hall of the mountain king – Alla marcia e molto marcato
→Dia 28 Ciclo Beethoven 2023 Abertura Leonora III Op. 72b Sinfonia nº 3 em Mi Bemol Maior Op. 55 Eroica
*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa