
Cães e gatos podem ser vacinados contra a raiva neste sábado
Secretaria de Saúde terá atendimento em Águas Claras, Gama, Vicente Pires, Sobradinho e Sol Nascente
Pequenos atletas da comunidade de Três Unidos têm baiano como exemplo Para crianças da Amazônia que cresceram na água com remos nas mãos, um novo herói e uma nova oportunidade têm gerado sonhos olímpicos. O baiano Isaquias Queiroz conquistou a medalha de ouro na Olimpíada de Tóquio (Japão) na prova do C1 1000 metros (m) …
Continue reading “Ouro de Isaquias Queiroz na Olimpíada inspira crianças da Amazônia”
Pequenos atletas da comunidade de Três Unidos têm baiano como exemplo
Para crianças da Amazônia que cresceram na água com remos nas mãos, um novo herói e uma nova oportunidade têm gerado sonhos olímpicos.
O baiano Isaquias Queiroz conquistou a medalha de ouro na Olimpíada de Tóquio (Japão) na prova do C1 1000 metros (m) da canoagem de velocidade. Seu sucesso (ele também ganhou duas pratas e um bronze nos Jogos de 2016, no Rio de Janeiro) tem inspirado dezenas de crianças a participar da canoagem competitiva em Três Unidos, uma comunidade indígena no rio Cuieiras, no Amazonas.
“Ele é a minha motivação para remar todos os dias”, disse Tailo Pontes de Araújo, de 17 anos. “Meu maior sonho é participar das Olimpíadas e ganhar várias medalhas”, afirmou.
Tailo é um dos cerca de 60 meninos e meninas a partir dos 7 anos que se inscreveram no projeto Canoagem Indígena, uma parceria entre a ONG Fundação Amazonas Sustentável e a Confederação Brasileira de Canoagem.
Muitos deles são indígenas, e a maioria tem contato permanente com a água, onde pescam e passeiam em canoas. Estão acostumados a remar devagar para não assustar os peixes, mas o técnico Nivaldo Cordeiro está fazendo com que pratiquem técnicas competitivas.
Eles agora contam com equipamentos adequados e muitos treinam até quatro horas por dia nas águas do rio Cuieiras.
“Eles praticamente nasceram dentro de canoas indígenas, e isso já favorece em termos de equilíbrio e resistência”, disse o técnico. “Os tempos deles são excelentes. Eles são rápidos e têm resistência e estão melhorando a cada dia”, declarou.
O projeto está em andamento desde 2019 e o recente triunfo de Isaquias Queiroz no Japão gerou mais procura de jovens.
“Com a medalha de primeiro lugar do Isaquias Queiroz, hoje em dia os meninos estão me procurando pelo Whatsapp querendo se inscrever. Aqui a porta está aberta para todo mundo”, disse o treinador.
“A canoagem estava um pouco esquecida, e hoje em dia, com o Isaquias vencendo, que continue abrindo cada vez mais portas”, concluiu.
* Com reportagem adicional de Andrew Downie.
.
Fonte: Agência Brasil
Secretaria de Saúde terá atendimento em Águas Claras, Gama, Vicente Pires, Sobradinho e Sol Nascente
Outros 52 pontos de atendimento em áreas urbanas e rurais do Distrito Federal vão oferecer imunização para pessoas de todas as faixas etárias
Medida foi recomendada ao Ministério da Saúde pelo impacto financeiro
A data foi comemorada nesta sexta (22) com uma solenidade na Sala de Gestão e Estratégia do Centro de Integrado de Operações de Brasília