
Governo sanciona lei que fortalece o combate ao crime organizado
Ação policial contra Comando Vermelho deixou mais de 120 mortos no Rio

O autor da iniciativa, deputado Hermeto, ressaltou a importância do Outubro Rosa para debater a falta de acesso à saúde da população feminina de baixa renda no DF

Foto: Ângelo Pignaton/Agência CLDF
Em alusão ao Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a prevenção e diagnóstico do câncer de mama, a Câmara Legislativa do Distrito Federal homenageou profissionais da saúde e mulheres em remissão da doença na manhã desta quarta-feira (29). A iniciativa do deputado Hermeto (MDB) também incluiu uma palestra para incentivar o autocuidado e a realização de exames regulares para a detecção precoce do câncer.
Durante discurso de abertura, Hermeto ressaltou a importância do Outubro Rosa para debater a falta de acesso à saúde da população feminina de baixa renda no DF, o que dificulta o diagnóstico do câncer de mama em estágios iniciais e aumenta o número de mortes pela doença. “Muitas mulheres não têm a condição de ter um plano de saúde, mas de seis em seis meses, elas têm que fazer uma revisão, fazer exames. O Outubro Rosa vem para refletirmos sobre isso.”
A enfermeira da Secretaria de Saúde do DF e palestrante do evento, Fernanda Coelho Romariz, reforçou a importância do autocuidado para as mulheres. “Nós, mulheres, às vezes, estamos tão envolvidas nos afazeres, que não nos damos conta da passagem do tempo. É importante aprendermos a cuidar da nossa saúde e pensar em nós como uma casa que merece todo amor e cuidado”, frisou.

Ao fim do evento, os homenageados foram prestigiados com moções de louvor. O deputado Hermeto agradeceu a presença dos participantes e fez uma breve declaração de encerramento, destacando a relevância do evento na promoção de uma discussão social sobre o câncer de mama. “Eu fico muito feliz com essa iniciativa de trazer essa preocupação para as nossas mulheres”, salientou.

Ação policial contra Comando Vermelho deixou mais de 120 mortos no Rio

O texto também institui o Dia Nacional do Taxista, a ser celebrado anualmente em 26 de agosto.

Proposta foi alterada pelos deputados e retorna ao Senado para nova votação

Colegiado rejeitou pedido da defesa para anular pena
