
Giro Distrital: debate sobre violência nas escolas é destaque da semana
Já está no ar a 160ª edição do programa Giro Distrital! Aqui você fica por dentro dos principais acontecimentos da esfera política de Brasília.
Prefeito passou de 64% para 57%, enquanto candidato apoiado por Jair Bolsonaro subiu cinco pontos e foi a 18%; Tarcísio Motta segue sem atrair o eleitorado de esquerda
Divulgada nesta quarta-feira (18), a nova pesquisa Quaest aponta que o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), tem 57% das intenções de voto e segue na liderança da eleição carioca com folga, mas viu a vantagem diminuir. O deputado federal Alexandre Ramagem (PL) aparece em segundo com 18%, e Tarcísio Motta (PSOL) vem em terceiro com 4%.
Na pesquisa anterior, Paes despontava com 64%, enquanto Ramagem registrava 13%; Tarcísio somava 4%. O resultado de hoje, portanto, mostra uma queda de sete pontos do prefeito e uma subida de cinco do candidato do PL, que tem apostado na associação a Jair Bolsonaro no horário eleitoral e em agendas com a família do ex-presidente.
Tarcísio, por sua vez, permanece estagnado. O psolista não conseguiu atrair o eleitorado de esquerda da cidade, que hoje está majoritariamente com Paes. Como a margem de erro é de três pontos para mais ou para menos, o postulante do PSOL está em empate técnico com os candidatos que vêm na sequência.
Cyro Garcia tem 2%. Rodrigo Amorim (União), Marcelo Queiroz (PP) e Carol Sponza (Novo), 1% cada. Henrique Simonard (PCO) e Juliette Pantoja (UP) não pontuaram. Votos em branco e nulos somam 10%, e 6% não sabem responder.
No cenário espontâneo, aquele em que o entrevistado não é apresentado ao cardápio de candidatos, 33% citam voto em Paes — patamar quase idêntico ao da pesquisa anterior, na qual tinha 34%. Ramagem, aqui, também subiu cinco pontos, de 7% para 12%.
O percentual de indecisos na espontânea ainda é alto: 49%. Ou seja, metade dos cariocas não tem “na ponta da língua” o nome do candidato no qual vai votar.
A Quaest entrevistou presencialmente 1.140 eleitores de 16 anos ou mais entre 15 e 17 de setembro. A pesquisa foi contratada pela TV Globo e está registrada na Justiça Eleitoral sob o número RJ-02944/2024. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
Já está no ar a 160ª edição do programa Giro Distrital! Aqui você fica por dentro dos principais acontecimentos da esfera política de Brasília.
Partido se reúne nesta manhã para deliberar sobre união; caciques minimizam impasses
Corte referendou decisão do ministro Alexandre de Moraes, que deu prazo de 48 horas para defesa enviar laudos médicos
Nova agremiação vai reunir as maiores bancadas da Câmara e do Senado