
Nota Legal: prazo para indicar conta bancária termina na sexta (4)
Até o momento, 121.941 beneficiários já fizeram a indicação para o recebimento dos créditos que estão previstos para serem depositados em setembro
Cartão Mobilidade já responde por mais da metade dos acessos pagos, e uso de cartões bancários mais que dobrou no período
Fotos: Divulgação/Semob-DF
Em 1º de julho de 2024, há exatamente um ano, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) iniciou a implantação do sistema digital de pagamento de passagens no transporte público coletivo do Distrito Federal. O projeto começou com 52 linhas – o equivalente a 5,65% da rede – e foi ampliado gradualmente até alcançar todas as 931 linhas em operação, no dia 11 de dezembro do mesmo ano.
Com a modernização, a maior parte dos usuários adotou os meios digitais. Segundo dados do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA), o pagamento em dinheiro – agora restrito à compra de bilhete avulso – representa apenas 1,24% dos mais de 1,4 milhão de acessos diários. Cerca de 70% das viagens são pagas com cartões ou dispositivos por aproximação.
Mais da metade dos acessos pagos (37,75% do total geral, incluindo gratuidades) são realizados com o Cartão Mobilidade. O Vale-Transporte responde por 22,2%, e os cartões bancários (EMV), por 9%.
• Cartão Estudante: 18,11%
• Cartão Especial: 6,42%
• Cartão Sênior: 4,47%
• Cartão Criança: menos de 1%
O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, avalia que o sistema tem evoluído com uma série de melhorias: “O pagamento digital foi implantado em tempo recorde, trazendo agilidade e segurança para passageiros e rodoviários. A frota está sendo renovada com veículos mais confortáveis e menos poluentes. E agora temos o Centro de Supervisão de Operações, que permite acompanhar as linhas em tempo real e viabiliza o desenvolvimento de um aplicativo para que os passageiros possam planejar suas viagens”, afirmou.
Segundo o BRB Mobilidade, operador do SBA, a emissão do Cartão Mobilidade cresceu 47% desde o início da digitalização. De julho de 2023 a 31 de maio deste ano, o número de cartões emitidos passou de 491.331 para 723.469 unidades.
Cerca de 55% das recargas são feitas via Pix. Para quem prefere pagar em dinheiro, há 204 pontos de atendimento em todo o Distrito Federal, além de 70 locais para emissão de novos cartões ou segunda via. Os postos podem ser encontrados neste link.
*Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF)
Até o momento, 121.941 beneficiários já fizeram a indicação para o recebimento dos créditos que estão previstos para serem depositados em setembro
Ação resultou em R$ 687 mil em crédito tributário gerado e mais de R$ 1,6 milhão em mercadorias irregulares autuadas
Serviços têm como objetivo melhorar o sistema de abastecimento nas regiões
Abordagem tem previsão de passar por seis pontos da região administrativa