
Tarifa social de energia elétrica passa a valer neste sábado: saiba como vai funcionar
Beneficiários do CadÚnico que cumprem requisitos têm direito
Inflação em 2024 ficou em 4,83%, acima do teto da meta. A 10 dias no cargo, Galípolo terá de escrever carta a Haddad explicando por que isso aconteceu
O ano de 2024 marcará a oitava vez que o Brasil não cumpre a meta de inflação desde que o sistema foi criado, em 1999, segundo dados do Banco Central (BC). A meta do ano passado era de 3%, com tolerância de 1,5 ponto para cima ou para baixo. A inflação medida pelo IPCA, índice oficial, ficou em 4,83%, divulgou nesta sexta-feira o IBGE.
Toda vez que a meta não é cumprida, o presidente do Banco Central tem de escrever uma carta ao ministro da Fazenda, que ocupa a presidência do Conselho Monetário Nacional (CMN), órgão que define as metas.
Na carta, precisa explicar por que isso aconteceu e quais serão as medidas para que os preços caminhem para a meta, com o objetivo que o estouro não se repita no ano seguinte.
A 10 dias no cargo, Gabriel Galípolo, indicado por Lula para o comando do BC, terá de enviar o documento a Fernando Haddad, titular da Fazenda, o que deve ocorrer ainda hoje.
Desde 1999, a inflação ficou acima da meta sete vezes e uma vez abaixo, em 2017. Veja a seguir:
Beneficiários do CadÚnico que cumprem requisitos têm direito
Apostas podem ser feitas até as 19h, horário de Brasília
Pagamento por descontos indevidos começam no dia 24 deste mês
Números sorteados foram: 01 - 40 - 43 - 56 - 57 - 60