Brasília Agora
Brasília Agora


POLÍTICA

Pane na aeronave de Lula reabre discussão no governo sobre compra de novo avião presidencial

2 de outubro, 2024 / Por: Agência O Globo

Segundo integrantes do Ministério da Defesa, assunto deve ser retomado

Pane na aeronave de Lula reabre discussão no governo sobre compra de novo avião presidencial
Avião presidencial pousa em Brasília com Lula e comitiva — Foto: TV Globo/Reprodução

O problema técnico no avião presidencial que atrasou a viagem da comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva do México para Brasília irá reabrir as discussões sobre a compra de uma nova aeronave para uso do presidente da República, segundo integrantes do Ministério da Defesa.

A falha forçou o presidente a ficar quase cinco horas a bordo do avião que andava em círculos na Cidade do México para gastar combustível e fazer pouso seguro no Aeroporto Internacional Felipe Ángeles. Ao chegar ao solo e trocar de aeronave, Lula voou do México até o Brasília, onde pousou 10h12, sem acesso à internet e qualquer comunicação com o Palácio do Planalto.

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, teve as férias abreviadas devido a pena na aeronave e ao início da operação de repatriação de brasileiros no Líbano. De volta ao Brasil, Múcio deverá tratar sobre o tema com Lula nesta quinta-feira.

De acordo com colunista Lauro Jardim, durante o voo, Lula, indignado por estar “ilhado no ar”, teria externado a decisão de comprar novos aviões. A aquisição precisa de autorização do Congresso.

A ideia é retomar um desejo que Lula já tinha em 2023 e que acabou ficou de lado. No ano passado, Lula havia pedido a Força Aérea Brasileira (FAB) que desejava mudar de avião. A ideia era ter um avião com mais autonomia de voo, que não exija muitas escalas para abastecimento e mais espaço para acomodar convidados. Lula viaja com grupo de assessores mais próximos, ministros e costuma convidar deputados e senadores para o acompanharem.

Para atender o pedido de Lula, a FAB chegou a estudar duas alternativas: adaptar uma das duas aeronaves Airbus A330-200, compradas durante o governo Jair Bolsonaro, ou adquirir um novo avião, usado, já com as configurações prontas.

Essa avaliação ocorreu em 2023, quando Lula fez 15 viagens internacionais longo do ano. A discussão da compra de um novo avião, no entanto, submergiu devido a repercussão negativa do vazamento do pedido de Lula à FAB logo nos primeiros seis meses de mandato.

O atual avião presidencial, um A 319, chamado de “Aerolula”, foi comprado pelo próprio presidente, em seu primeiro mandato. Tem 18 anos de uso e se aproxima da metade do ciclo de vida, o que exigirá passar por um processo de reformulação. Ele possui suíte presidencial e chuveiro, um espaço reservado com duas mesas e oito cadeiras e capacidade para 16 pessoas, mais a tripulação, um total de 39 passageiros.


BS20241002192637.1 – https://oglobo.globo.com/politica/noticia/2024/10/02/pane-na-aeronave-de-lula-reabre-discussao-no-governo-sobre-compra-de-novo-aviao-presidencial.ghtml