ECONOMIA

Para conter alta dos alimentos, governo decide manter percentual de biodiesel no diesel em 14%

18 de fevereiro, 2025 | Por: Agência O Globo

O cronograma original do governo previa que a mistura subisse para 15% no próximo dia 1º.

Caminhão é abastecido por diesel. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O governo federal decidiu nesta terça-feira adiar o cronograma de aumento da mistura do biodiesel no diesel vendido nos postos de gasolina. Assim, o percentual continuará em 14% por mais tempo.

O cronograma original do governo previa que a mistura subisse para 15% no próximo dia 1º.

Pressionado pela alta de preço dos alimentos, porém, o governo decidiu segurar a mudança. O biodesiel é mais caro que o diesel comum, o que poderia elevar os preços do combustível. Como a maior parte do transporte de produtos nacionais é feita pelo modal rodoviário, um aumento no diesel tem efeito cascata.

A decisão foi tomada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). O governo Lula está pressionado pela queda da avaliação positiva do presidente e a alta de preços é apontada como uma das causas.


BS20250218150516.1 – https://oglobo.globo.com/economia/noticia/2025/02/18/para-conter-alta-dos-alimentos-governo-decide-manter-percentual-de-biodiesel-no-diesel-em-14percent.ghtml

Artigos Relacionados