CULTURA

Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Planaltina é realizada neste domingo (28)

25 de setembro, 2025 | Por: Redação

Manifestação promove a descentralização da visibilidade e das lutas por direitos no Distrito Federal

Elloa Negrinny, Maba, Ginger Mc.Gaffney e Léo Thierry são algumas das atrações da Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Planaltina

A cidade de Planaltina (DF) recebe neste domingo (28 de setembro) a 12ª edição da Parada do Orgulho LGBTQIA+. Com uma mistura de luta por direitos e celebração, a concentração começa às 14 horas no estacionamento do Ginásio de Múltiplas Funções. Entre as atrações estão as cantoras Maba e MC Lana, as drag queens Elloa Negrinny e Ginger Mc. Gaffney, e os DJs Larissa West e Léo Thierry.

A edição deste ano da Parada de Planaltina tem como tema “Sou LGBT e Tenho Família” e faz parte do projeto Distrito Criativo, uma parceria do Distrito Drag com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF). O intuito é reforçar a perspectiva de que pessoas da população LGBTQIA+ precisam ter seus direitos assegurados e de que integram núcleos familiares, em contraposição ao discurso conservador centrado em famílias com um único formato.

Para a idealizadora e coordenadora técnica da Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Planaltina, Gil Padylha, a realização de manifestações como esta fora da região central de Brasília promove um fortalecimento comunitário porque incentiva o ativismo local e a organização de coletivos de base. “Promover uma manifestação como essa em Planaltina tem a ver com educação e diálogo. A presença de paradas do orgulho em áreas periféricas estimula a conversa com a comunidade, escolas e famílias”, analisa Gil.

A 12ª edição da mobilização é promovida juntamente com o coletivo Distrito Drag, que une forças a diversas outras realizadas no DF. “Nossa parceria com a Parada de Planaltina é importante para reforçar nosso compromisso como instituição que está na linha de frente da promoção dos direitos humanos e a democratização do acesso a cultura”, ressalta Ruth Venceremos, uma das diretoras do coletivo.

Paradas do Orgulho, tanto no Plano Piloto quanto nas regiões administrativas, são importantes ferramentas de luta por direitos, visibilidade, resistência e celebração da diversidade. Gil destaca que “elas contribuem para transformar o DF em um espaço mais justo e inclusivo, respeitando as múltiplas realidades de sua população”.

Descentralização

Nos últimos anos, a população LGBTQIA+ tem reforçado a mobilização para a realização de paradas em várias regiões do Distrito Federal, descentralizando manifestações que são fundamentais para marcar espaços de visibilidade e luta por direitos. De acordo com Gil, “essa descentralização leva o debate e a celebração para regiões que enfrentam mais desigualdade e violência. Além disso, é importante ter a consciência de que nem todas as pessoas LGBTQIA+ conseguem se deslocar até o centro de Brasília e participar da Parada realizada lá”.

SERVIÇO

Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Planaltina
28 de setembro, a partir das 14h
Estacionamento do Ginásio de Múltiplas Funções (Setor Recreativo)
Entrada gratuita

Artigos Relacionados