Brasília Agora
Brasília Agora


BRASÍLIA

Parceria entre Codhab e CAU-DF executa obras para famílias de baixa renda no DF

23 de fevereiro, 2023

No Brasil, cerca de 5,5 milhões de pessoas vivem em locais que não tem banheiro. O número faz parte de um levantamento do Instituto Trata […]

Parceria entre Codhab e CAU-DF executa obras para famílias de baixa renda no DF
Programa já construiu 20 banheiros em residências da Cidade Estrutural - foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

No Brasil, cerca de 5,5 milhões de pessoas vivem em locais que não tem banheiro. O número faz parte de um levantamento do Instituto Trata Brasil, uma organização da sociedade civil que trabalha com saneamento básico e proteção dos recursos hídricos.

No Distrito Federal, uma parceria entre a Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-DF) está construindo banheiros nas casas de famílias de baixa renda. Foram investidos R$ 360 mil e 35 famílias selecionadas.

Até o momento, 20 banheiros estão prontos na Estrutural. As obras têm: vaso sanitário; chuveiro; pia; piso e revestimento; instalações elétrica, hidráulica e de esgoto.
Os beneficiados foram escolhidos a partir de encaminhamento do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Antes de começar as obras, a família se reúne com um assistente social da Codhab e um arquiteto para discutir o projeto do banheiro.

O PROGRAMA

O projeto “Nenhuma casa sem banheiro” no Distrito Federal foi lançado em dezembro de 2021. O objetivo é executar melhorias sanitárias para quem vive em áreas e situação de vulnerabilidade social, por meio de programas e ações que possibilitem a execução de atividades ligadas à Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (Athis).