
DF Folia 2026 é marcado por integração operacional e uso de tecnologia
Sala de acolhimento a mulheres e sistema de reconhecimento facial são alguns dos destaques das ações da Secretaria de Segurança Pública nos dias de folia

A partir de agora, o empresário que registrar a empresa na Rede Simples fará a emissão da TFE dentro do sistema da Junta Comercial
Abrir um negócio no Distrito Federal passará a ter mais comodidade para os empresários. Na segunda-feira (28), a Secretaria DF Legal e a Junta Comercial, Industrial e Serviços do Distrito Federal (Jucis-DF) assinaram um acordo para que a Taxa de Funcionamento de Estabelecimento (TFE) seja emitida pela Rede Simples no momento em que é registrada a empresa no sistema.
A novidade representa um avanço na facilidade para a emissão do tributo que é cobrado anualmente e devido por todas as atividades comerciais inscritas nos órgãos fazendários e previdenciários. Até então, o cidadão precisava fazer o lançamento pelo peticionamento eletrônico da DF Legal ou ir a um dos Núcleos de Atendimento localizados em 17 administrações regionais.
“É algo que que ambos os órgãos já tinham identificado como necessidade e também um pleito dos empresários. Trabalhamos em conjunto para achar a melhor solução e o resultado é o melhor possível”, afirma o secretário da DF Legal, Cristiano Mangueira.
Outro item previsto no Acordo de Cooperação Técnica (ACT) assinado é a disponibilização à DF Legal do cadastro atualizado das empresas registradas. Esse acesso cedido pela Jucis-DF permitirá a retirada de negócios que já foram fechados do lançamento da TFE e a inclusão de novas atividades que eventualmente não tenham lançado a taxa.
“Celebramos esse acordo de cooperação técnica com a DF Legal que visa melhorar o ambiente de negócios, bem como todo o processo de abertura de empresas. O primeiro passo que nós demos foi integrar a TFE no sistema Redesim Conectada. Temos trabalhado constantemente para integrar os demais órgãos licenciadores com o sistema Redesim e facilitar a vida de todos os usuários nesse processo”, comenta Raquel Carvalho, presidente da Jucis-DF.
Para os casos em que há isenção de cobrança prevista em lei, o procedimento permanece o mesmo: o empresário deve fazer um requerimento online ou presencial junto à DF Legal.
Para o ano de 2025, os valores da TFE variam conforme a natureza da atividade, que pode ser de caráter permanente ou eventual. Para eventos, o valor depende da expectativa de público.
O valor mínimo de ambas as taxas é R$ 48,86, sendo possível parcelar quando o montante ultrapassar R$ 97,72.
O cálculo é feito pela DF Legal multiplicando o tipo de atividade (são quatro categorias, que englobam todos os setores do comércio) e a área ocupada pelo estabelecimento.
*Com informações da DF Legal

Sala de acolhimento a mulheres e sistema de reconhecimento facial são alguns dos destaques das ações da Secretaria de Segurança Pública nos dias de folia

Abordagem está prevista para passar por 17 pontos da região administrativa

Iniciativa oferece serviços gratuitos de odontologia e oftalmologia, com exames e distribuição de óculos de grau. Próxima cidade será Samambaia, de 2 a 13 de março

Ações de fiscalização visam à garantia de que todos possam brincar o Carnaval sem problemas
