
Animação, ficção e documentário levam diversidade do cinema do DF para a Mostra Brasília
Filmes que disputam prêmio da CLDF, como o longa Mil Luas (foto), também são exibidos no Complexo Cultural Planaltina
Conheça a rica fauna e flora do parque mais antigo do Brasil O episódio de estreia da segunda temporada do Parques do Brasil apresenta o primeiro parque nacional brasileiro: Itatiaia. Criado em 1937, a unidade fica na divisa entre os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Além de ser o mais antigo do …
Conheça a rica fauna e flora do parque mais antigo do Brasil
O episódio de estreia da segunda temporada do Parques do Brasil apresenta o primeiro parque nacional brasileiro: Itatiaia. Criado em 1937, a unidade fica na divisa entre os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.
Além de ser o mais antigo do país, o Parque Nacional do Itatiaia protege um trecho da Serra da Mantiqueira, na divisa dos três estados acima citados.
Essa edição retrata a parte baixa e a parte alta do parque. Na baixa, as aves são um espetáculo à parte e conhecemos espécies como a saíra-sete-cores, o araçari-banana, o entufado, o tiê-sangue, o beija-flor-rubi, a catirumbava, entre várias outras. Além delas, destacamos o rio Campo Belo e suas várias cachoeiras; primatas ameaçados como o Muriqui-do-Norte; a onça-parda, o queixada; e plantas emblemáticas da Mata Atlântica, como o palmito-juçara e o samambaiaçu.
No segundo bloco, os destaques são as montanhas, as nascentes e a diversidade de plantas dos campos de altitude. Entre picos que alcançam 2.791 metros, como o das Agulhas Negras, contamos histórias sobre uma das localidades mais frias do Brasil. O planalto do Itatiaia já registrou 13 graus abaixo de zero e nevascas em pleno estado do Rio de Janeiro. Ali encontramos o sapo-flamenguinho, símbolo da unidade, e o lobo-guará, o maior canídeo brasileiro. Também vamos conferir a enorme diversidade de plantas, muitas delas de interesse para a saúde, como o poejo-do-campo, a estévia, a verbena e a macela-do-campo. O episódio revela ainda que o maciço do Itatiaia funciona como uma imensa caixa d’água, garantindo a proteção de várias nascentes e rios de uma bacia hidrográfica que atende uma população de mais de 17 milhões de pessoas.
Com imagens de tirar o fôlego, a série documental é realizada em parceria com a Casa de Oswaldo Cruz da Fiocruz e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Fonte: TV Brasil
Filmes que disputam prêmio da CLDF, como o longa Mil Luas (foto), também são exibidos no Complexo Cultural Planaltina
Edição, que será a maior da história, começou nesta sexta-feira (12), com ‘O Agente Secreto’; até o próximo domingo (21), público poderá conferir filmes no Cine Brasília e em três regiões administrativas, além de oficinas e debates
Brasilienses e visitantes contam com uma programação recheada de eventos promovidos ou apoiados pelo Governo do Distrito Federal (GDF)
Troféu Câmara Legislativa será entregue aos vencedores da Mostra Brasília, vitrine do cinema brasiliense. Também há premiação em dinheiro para os melhores filmes e categorias técnicas