
Áreas de três regiões do DF ficarão sem energia elétrica nesta terça (15)
Para segurança das equipes que realizam os trabalhos, interrupção do fornecimento ocorrerá em alguns locais das regiões das 10h às 16h
Ação Plantio das Águas, que há oito anos é realizada em parceria com o Instituto Brasília Ambiental, desde o ano passado tem como objetivo homenagear as vítimas da covid-19 O Parque Ecológico Veredinha (Brazlândia) começa a receber, na próxima segunda-feira (22), a partir das 9h30, mil mudas, marcando o início do XX Plantio das Águas …
Continue reading “Parque Veredinha receberá plantio de mil mudas”
Ação Plantio das Águas, que há oito anos é realizada em parceria com o Instituto Brasília Ambiental, desde o ano passado tem como objetivo homenagear as vítimas da covid-19
O Parque Ecológico Veredinha (Brazlândia) começa a receber, na próxima segunda-feira (22), a partir das 9h30, mil mudas, marcando o início do XX Plantio das Águas e do Projeto Simplesmente Plantar, eventos voltados para a comemoração do 1º Dia da Consciência Ambiental de Brasília. A iniciativa contará com a participação de estudantes das escolas públicas da Região Administrativa de Brazlândia.
O Plantio das Águas é uma iniciativa do Movimento Ecos do Cerrado, em parceria com o Instituto Brasília Ambiental. A realização conjunta já ocorre há oito anos em várias unidades de conservação (UCs) administradas pelo órgão. Só no Parque Veredinha o projeto já resultou no plantio de mais de 10 mil mudas. A ação existe desde 2000 e contabiliza 180 mil mudas plantadas.
Entre as espécies nativas que serão plantadas encontram-se acácia monjoleiro, angico, cedro, cega machado, embaúba, fruta sabiá, ingá, ingá metro, jatobá, jenipapo, jerivá, mama cadela, mirindiba, mutamba, pau formiga, pororoca, saboneteira, taipoca, tamboril e tapia.
Para o agente de unidades de conservação atuante no Veredinha, Diego Gordinho, a parceria com o Movimento Ecos tem sido de extrema importância para os plantios periódicos nas UCs e parques.
O coordenador do Movimento Ecos do Cerrado, Edimir Moreira, também ressalta a importância conjunta no cuidado com o meio ambiente e explica que, desde o ano passado, o Plantio das Águas “tem como objetivo homenagear as vítimas da covid-19”.
Moreira, que é autor da sugestão da criação do Dia da Consciência Ambiental, criado pela Câmara Distrital, ressalta a importância da sua ocorrência em novembro, mês que inicia o período de chuvas e a época mais propícia para o plantio. “Todas as datas voltadas para o meio ambiente se concentram no primeiro semestre do ano e na época da seca”, lembra.
Além das mudas que serão plantadas no Veredinha, o Plantio das Águas destinará mais cinco mil mudas para outros parques ecológicos. As mudas são oriundas de vários parceiros, entre eles as secretarias de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri) e de Justiça e Cidadania (Sejus), além do próprio Movimento Ecos do Cerrado.
Informações do Instituto Brasília Ambiental
Para segurança das equipes que realizam os trabalhos, interrupção do fornecimento ocorrerá em alguns locais das regiões das 10h às 16h
Responsável pelas políticas públicas voltadas à infância e adolescência no DF, Secretaria de Justiça e Cidadania destaca avanços e ações de proteção integral no aniversário do Estatuto, celebrado em 13 de julho
Segmento conta com atendimento específico, como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Migrantes, voltado a pessoas que sofrem violação de direitos em razão da questão migratória
Abordagem passará por sete pontos da região administrativa