
André Mendonça autoriza PF a retomar investigação do caso Master
Depoimentos poderão ter sequência

Comissões são instaladas neste manhã

A Câmara dos Deputados iniciou na manhã de hoje a instalação das comissões temáticas que discutem propostas e projetos de lei antes deles seguirem para o plenário da Casa, onde têm votação final. Os colegiados também podem fiscalizar o Executivo e requisitar audiências com ministros. O deputado Paulo Azi (União-BA) vai assumir a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), comissão que admite a tramitação de projetos na Casa. O parlamentar é aliado de ACM Neto e um dos principais opositores do governo no partido. Azi é rival do ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Também foram instaladas nesta manhã as comissões de Saúde, Educação, Relações Exteriores e Fiscalização e Controle. O PT escolheu como prioridade a Comissão de Fiscalização e Controle, responsável por supervisionar as contas do Executivo. O PL conseguiu as comissões com maior quantidade de verba e influência, como a de Saúde, enquanto partidos de centro terão postos como o principal colegiado da casa, a CCJ, além da relatoria do orçamento de 2026 (MDB).
Além de Saúde, o PL também ficará com o comando da Comissão de Relações Exteriores (Creden), responsável pelas relações diplomáticas e consulares da Casa com governos e entidades internacionais, e a Comissão de Saúde, com maior quantidade de verba a ser distribuída por meio de emendas.
Veja as comissões instaladas nesta manhã:
Constituição e Justiça (CCJ) – União Brasil – Paulo Azi (União-BA)
Creden – PL – deputado Filipe Barros (PL-PR)
Saúde – PL – Zé Victor (PL – MG)
Educação – União – Mauricio Carvalho (União-RO)
Fiscalização Financeira e Controle – Federação PT/PV/PCdoB – deputado Bacelar (PV-BA)
Agricultura – PL – presidente Daniela Reinehr (PL-SC)
Minas e Energia – PSD – Diego Andrade (PSD-MG)

Depoimentos poderão ter sequência

Relatora do caso votou pela punição de Cláudio Castro

Ministro também negou deslocamento do banqueiro de jatinho particular

Dino proíbe novas leis que garantam "penduricalhos" acima do teto
