
Guará recebe ação de acolhimento da população em situação de rua nesta sexta
Abordagem está prevista para passar por 12 pontos na Região Administrativa

Serviço está sendo executado, atualmente, na altura do km 5 da EPTG, sentido Plano Piloto-Taguatinga; obra, com contrato no valor de R$ 13,5 milhões, passará pelas principais vias de concreto da capital
O pavimento rígido da pista exclusiva da Estrada Parque Taguatinga (EPTG) está passando por manutenção para garantir maior durabilidade ao material e mais conforto aos passageiros do transporte público. A intervenção faz parte do investimento de R$ 13,5 milhões do Governo do Distrito Federal (GDF) para promover os serviços necessários nas pistas de concreto da capital, com cronograma elaborado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) para os próximos cinco anos.
A manutenção contemplará toda a extensão da pista exclusiva da EPTG, que chega a 22 km nos dois sentidos. O serviço ocorre a cada um quilômetro para evitar impactos no trânsito, como interdição do fluxo de veículos e engarrafamentos. Atualmente, as equipes trabalham no sentido Plano Piloto-Taguatinga, na altura do km 5. Nesta fase, são gerados cerca de 50 empregos diretos e indiretos.
Segundo o engenheiro e diretor do 3º Distrito do DER-DF, Jarbas Silva, o pavimento de concreto da EPTG apresenta algumas patologias relacionadas ao tempo de uso, que criam desconfortos durante o trânsito dos ônibus e dos demais veículos autorizados. Ele acrescenta que a situação de cada quilômetro é avaliada para definir quais ajustes são necessários.
“Pode ser necessário demolir placas inteiras ou reconstruir placas defeituosas. Tem também situações em que tratamos apenas das trincas, com a selagem delas, ou com a limpeza das juntas de dilatação e a colocação de um novo selante para evitar a infiltração de água e o depósito de detritos”, detalha Silva. “Essa manutenção vai trazer conforto ao passageiro quando estiver transitando em um ônibus pela faixa exclusiva, e prolonga a vida útil desse pavimento, que tem como grande diferencial a durabilidade e o menor custo com a manutenção do pavimento.”
A babá Thaiane Santos, 23 anos, pega ônibus em uma das paradas localizadas ao longo da faixa exclusiva com frequência, para chegar ao trabalho, e acredita que a manutenção será positiva para a experiência dos usuários do transporte coletivo. “Sem balançar, vamos nos sentir mais confortáveis no ônibus. Principalmente para quem tem criança de colo e até idoso, é importante por causa disso”, comenta.
As equipes contratadas já passaram pelo Buraco do Tatu e pelo Buraco do Tatuí, ligação entre a L2 Norte e a L2 Sul. Quando concluído o serviço na EPTG, a previsão é que os trabalhos sejam direcionados para o corredor BRT Sul, no trecho que liga o Gama até o viaduto que dá acesso à Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia).

Abordagem está prevista para passar por 12 pontos na Região Administrativa

Obra autorizada pelo governador Ibaneis Rocha, nesta quinta-feira (6), vai melhorar o fluxo de veículos e beneficiar 15 mil motoristas que trafegam diariamente pela região

Corporação vai garantir a segurança preventiva, apoiando os protocolos de proteção de autoridades e delegações

Convocação faz parte do programa Regulariza DF; documentação deve ser entregue até dia 14
