CULTURA

Peça “Eternos”, sobre amizades e relações humanas, estreia em Ceilândia

20 de janeiro, 2025 | Por: Redação

O espetáculo “Eternos” aborda justamente essas cicatrizes que a adolescência pode deixar

A adolescência é um período marcado por intensas mudanças físicas e comportamentais. É uma fase de inúmeras descobertas: novos interesses, sentimentos, desejos e uma percepção renovada de si e do mundo ao redor. No entanto, também é um tempo de muitas incertezas, conflitos internos e questionamentos que, por vezes, são negligenciados. Essas transformações podem deixar marcas profundas na formação dos jovens, moldando suas vidas adultas. O espetáculo “Eternos” aborda justamente essas cicatrizes que a adolescência pode deixar.

Escrita em 2015 pelo dramaturgo Elmo Férrer, a peça conta a história de quatro amigos – Verônica (Thaís Veloso), Mariana (Mila Ellen), Luiz (João Paulo Nascimento) e Fernando (Tauã Franco) – que se conhecem no período do colégio e prometem ficar juntos pra sempre. Apesar da promessa, a vida os leva para caminhos diferentes.

O reencontro se dá seis anos depois, na virada do ano 1999 para o ano 2000. A expectativa para a data seria reviver os bons momentos, mas o tempo, as transformações pessoais e os segredos guardados revelam que as amizades já não são mais as mesmas. E no cenário da virada do século, momento carregado de teorias apocalípticas, que simboliza o “fim do mundo”, o verdadeiro abalo não acontece por meio de um evento catastrófico global, mas sim dentro do grupo de amigos, revelando mudanças profundas em suas vidas e relacionamentos.

Quase 10 anos depois de escrita, e agora com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal – FAC, a peça foi remontada sob a direção de Márcia Duarte.

Serviço

  • 26 de out de 2024 (sáb) – CEU das Artes (QNM 28, Ceilândia) – 17h e 20h
  • 2 de nov de 2024 (sáb) – CEU das Artes (QNM 28, Ceilândia) – 17h e 20h
  • 3 de nov de 2024 (dom) – CEU das Artes (QNM 28, Ceilândia) – 19h
  • 7 de dez de 2024 (sáb) Jovem de Expressão (Praça do Cidadão, Ceilândia) – 17h e 20h
    Classificação Indicativa:
    12 anos. Ingressos: Gratuitos (disponíveis 1h antes de cada sessão, na entrada do teatro).
    Mais informações via Instagram: @ciabarril e @raizde3_
    Sessões com acessibilidade:
    Audiodescrição
    – 26/10, sessão das 20h
    – 2/11, sessão das 17h
    – 7/12, sessão das 17h
    Libras
    – 26/10, sessão das 17h
    – 2/11, sessão das 17h
    – 7/12, sessão das 17h

Artigos Relacionados