Brasília Agora
Brasília Agora


POLÍTICA

“Perdeu, mané”, diz ministro Barroso a bolsonarista

16 de novembro, 2022

Em Nova York com outros ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para participar de uma conferência, o ministro Luís Roberto Barroso perdeu a paciência, na […]

“Perdeu, mané”, diz ministro Barroso a bolsonarista
O ministro do STF Luís Roberto Barroso Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Em Nova York com outros ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para participar de uma conferência, o ministro Luís Roberto Barroso perdeu a paciência, na terça (15), com um manifestante bolsonarista que seguia os magistrados pelas ruas do local do evento e questionava sobre uma possível fraude no resultado das eleições de outubro. “Perdeu mané, não amola!”, responde ao homem.

O momento foi registrado em vídeo pelo manifestante e foi postado, inicialmente, por Allan dos Santos – investigado e foragido da Justiça brasileira para não responder ao inquérito das fake news –, conhecido como Allan Terça Livre.

Allan e outros manifestantes estão, há três dias, em ações hostis contra os ministros na cidade estadunidense. Desde a chegada dos membros do STF para participar do Lide – grupo empresarial fundado por João Doria, no domingo (13/11), os bolsonaristas têm se aglomerado à frente do Harvard Club, sede do evento, e xingado, atacado e até mesmo tentado impedir a mobilidade da van que levava os ministros para o hotel.

No registro, Barroso estava junto ao também ministro do STF e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, principal alvo dos bolsonaristas. Um manifestante questiona se Moraes “vai responder às Forças Armadas” e se deixará “o código-fonte ser exposto”. Moraes não responde e, em seguida, o bolsonarista pede para Barroso responder. “Perdeu mané, não amola”, responde sucintamente.

Enquanto Barroso responde, é possível ouvir outros manifestantes atacarem Moraes. “Corrupto, juiz corrupto! As eleições foram fraudadas”, gritam. Nesse momento, é possível ver Moraes acenar para os bolsonaristas e mandar um beijo. Os ministros e outros participantes do evento têm sido abordados com agressividade pelos manifestantes.