VARIEDADES

PERFIL — Kátia Maranhão vários caminhos e sempre sucesso

17 de janeiro, 2025

Talentosa, a jornalista e relações internacionais se sobressai em qualquer cenário por sua resiliência, profissionalismo e dedicação

Linda como ela só, talentosa, inteligente e ávida por notícias como poucas, Kátia Maranhão já tem circulado por vários universos onde sempre brilha como uma estrela de infinita grandeza. Já definida como um “rosto e uma voz feitos para a TV”, ela agora prova que até o microfone de uma rádio se rende a tanto talento e profissionalismo.

Por este motivo, o programa “Tarde Metrópoles com Kátia Maranhão”, da Rádio Metrópoles, em pouco tempo tornou-se um dos líderes de audiência do Distrito Federal. Histórias que se repetem ao longo de sua vida profissional e particular, em que a realidade atrelada ao sonho não tem limites.

No seu vocabulário não existe a palavra desistir e, se quiserem deixá-la maluca e colocar pilha na sua vontade, é só dizer que ela não vai conseguir. Aí mesmo que a bela determinada, nascida em Niterói, filha de um militar da Marinha que depois se tornou empresário e fazendeiro, já falecido, e de uma enfermeira com várias pós-graduações, vai à luta e prova o contrário.

Vencer, para ela, é uma questão de fé, o que nunca faltou em sua vida. Vencedora sempre, ela tem a certeza de que tudo o que quer sempre chegará até ela por mais barreiras que sejam colocadas.

Meditando no riacho perto de sua casa

FENÔMENO

Kátia Maranhão é um fenômeno da Network. Tudo começou quando ela, já em Brasília, apresentava o Jornal local do SBT, época muito bem descrita pelo saudoso jornalista e poeta Giancarlo Salmone. Ele disse: “Muita gente ficava acordada até tarde, apenas para suspirar em plena madrugada, com a sensualidade que ela emprestava à transmissão de notícias”.

E o sucesso foi tanto que, em pouco tempo, ela não ficou servindo apenas para o deleite dos notívagos da capital federal e tomou o rumo de São Paulo. Lá, tornou-se uma das principais âncoras do SBT, sendo a precursora do TJ Noite e a substituta eventual de Boris Casoy.

Depois, veio a Record, a Globo, onde também atuou no divertido e irreverente “Casseta & Planeta”, algumas séries e se tornou o primeiro rosto do Globosat. Com tanta fama, ela entrou no circuito do “Beautiful People” do eixo Rio-São Paulo-Paris-New York, circulando pelos lugares super badalados. Como não poderia deixar de ser, no foco das atenções, muito procurada pela imprensa, deu muitas entrevistas e foi o motivo para várias matérias, inclusive uma na revista PlayBoy, que rendeu capa.

Profissional versátil e antenada

Jornalista de coração e alma, nunca deixou de estudar e se atualizar. Como a vida de uma jornalista não é apenas trabalho, Kátia também se apaixonou e casou. E a cerimônia aconteceu num castelo perto de Versailles, em Villennes -sur- Seine da França. Não destes castelos da moda que hoje os noivos alugaram para realizar a cerimônia, mas no castelo da família do noivo, o francês François Michel Robert.

“Ele era maravilhoso, mas eu, muito jovem, não tive a maturidade para compor aquele casamento. Nos separamos, ele se casou com outra mulher que o fez feliz e lhe deu dois filhos. Infelizmente, ele já faleceu”, lembra ela.

Por um período, Kátia Maranhão viveu longe de Brasília, dividindo o endereço entre Londres, Paris e outras capitais mundo afora. Sempre trabalhando e estudando, tornou-se especialista em Relações Internacionais, se destacando em marketing político. Redatora, produtora e apresentadora em campanhas políticas, organiza eventos, produz textos para atuação em palestras, seminários, congressos, eventos institucionais e políticos, empresariais e diplomáticos. Ela já ocupou importantes cargos e trabalhou em vários lugares de destaque. Entre eles, no gabinete do famoso estilista Clodovil, já falecido, quando ele foi deputado federal. Depois, foi assessora do então presidente Michel Temer, sendo responsável pelo site internacional do Palácio do Planalto.

Casamento em um Castelo da Itália que deu na revista Caras
Casamento em um Castelo da Itália que deu na revista Caras
Junto com a mãe Laura e a irmã Karla, uma família unida
Com o sobrinho Matheus
Kátia e Bob Ferreira
Nos tempos de sucesso total com o Casseta & Planeta

Uma ligação muito forte com a família

Pessoa de natureza reservada, seus escudos estão no bom humor ou deboche de um jeito engraçado. Kátia é do tipo de pessoa que prefere as verdades, mesmo as mais doloridas. Seu falecido pai, Antônio Maranhão, e seu irmão Antônio Carlos, além de seu sobrinho Matheus, são definidos por ela como os “ homens de minha vida”.

Sua mãe, dona Laura, é o seu maior exemplo, por ser forte e muito determinada. Kátia conta que ela tem uma sólida formação acadêmica. Foi enfermeira, pós-graduada em administração hospitalar. Sua irmã, Karla, que seguiu os passos da mãe e se tornou também enfermeira, é mãe de Rafaela e Matheus, que Kátia considera como se fossem também filhos seus.

Apaixonada pela natureza, vive em um ambiente rodeado por ela. Adora sua liberdade, sua solidão, a ponto de escolher como esporte preferido o “stand Up Paddle’. Na meditação semanal junto a um riacho próximo de sua casa, relaxa e se energiza.

Hoje, aos 62 anos de idade, confessa que vive a felicidade de não se importar nem um pouco com a opinião das pessoas. Coisas que na realidade nunca se importou. Entre balada e um bom livro, ela fica com o livro. Entre namorar e assistir a filmes, prefere os filmes.

Curiosa em relação às coisas do mundo, ela adora conversar com pessoas cultas. Mas, atualmente, nesta nova fase de sua vida, o que ela gosta mesmo é do seu programa na rádio. “Uma verdadeira paixão à qual estou me dedicando integralmente e que tem um fantástico condutor, o Bob Ferreira “, confessa . Os ouvintes é que agradecem.

Artigos Relacionados