COLUNAS

PESQUISA APONTA: Ibaneis tem 63,6% de aprovação

3 de fevereiro, 2025

AGORA-DF IBANEIS BEM NA FOTO O afastamento determinado pelo ministro Alexandre Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), não alterou a popularidade do governador Ibaneis Rocha (MDB), que continua muito bem avaliado pela população. O instituto Paraná Pesquisas mostra que a administração é aprovada por 63,6%, enquanto 32,2% a desaprovam e 4,3% disseram não saber ou …

AGORA-DF

IBANEIS BEM NA FOTO

O afastamento determinado pelo ministro Alexandre Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), não alterou a popularidade do governador Ibaneis Rocha (MDB), que continua muito bem avaliado pela população. O instituto Paraná Pesquisas mostra que a administração é aprovada por 63,6%, enquanto 32,2% a desaprovam e 4,3% disseram não saber ou não opinaram.

Aprovação em todas as faixas

Ibaneis é mais bem avaliado nas faixas etárias dos 16 aos 34 anos, com 64,8% de aprovação. Na faixa etária dos 35 aos 59 anos, a aprovação oscila de 62,8 a 62,4%. Os pouco mais de 30% que reprovam o governo certamente vêm de quem não votou nele, o que mostra que o eleitor de Ibaneis – que o elegeu em primeiro turno, é bom lembrar – está satisfeito com o governador.

Obras turbinam aprovação

A aprovação popular tende a aumentar com a entrega de obras, como a primeira etapa da modernização da Avenida Hélio Prates e o Túnel de Taguatinga. Este empreendimento é a joia da coroa do Governo Ibaneis. A inauguração da obra foi adiada por três problemas em série: a pandemia, chuvas torrenciais e atraso na entrega de equipamentos. Mas, com esses entraves superados, a inauguração do túnel está cada vez mais perto.

Mais asfalto chegando

Outro exemplo favorável a Ibaneis: estão prontas para serem asfaltadas as duas pistas que ligam o Túnel de Taguatinga à Avenida Elmo Serejo. Cada pista tem 120 metros de extensão. Uma dá acesso ao complexo viário para quem se dirige à Estrada Parque Taguatinga (EPTG); a outra segue rumo a Ceilândia.

Aumento dos servidores

Mas não são apenas as obras que alimentam a popularidade de Ibaneis. Hoje (2), o governador sancionou projeto de lei do Executivo, aprovado pela Câmara Legislativa, que concede 18% de aumento aos servidores do Governo do Distrito Federal, contemplando ativos e aposentados.

Reajuste em três etapas

O reajuste acontecerá em três parcelas anuais consecutivas. A cada ano, os vencimentos aumentarão 6%. A previsão é pagar a primeira parcela já em agosto de 2023. A última será paga em 2025, com Ibaneis ainda no Palácio do Buriti. Isto tranquiliza e dá segurança aos servidores. É a garantia de que não haverá calote, como aconteceu com os professores nos governos Agnelo Queiroz (PT) e Rodrigo Rollemberg (PSB).

Bancada da Bala

A Comissão de Segurança Pública da Câmara Federal aprovou um Projeto de Decreto Legislativo para derrubar outro decreto, este assinado pelo presidente Lula (PT), que restringe a acesso e a compra de armas de fogo. O relator do PDL foi o deputado federal Alberto Fraga (PL), que também preside a Frente Parlamentar da Segurança Pública, a popular “Bancada da Bala”. Os dois decretos trazem de volta uma polêmica nacional: restringir ou liberar as armas de fogo.

Cheiro de mofo

O ex-governador Roberto Arruda quis surpreender o eleitorado ao publicar, nas redes sociais, um vídeo em comemoração do Dia do Trabalhador. Arruda, como não poderia deixar de ser, é a estrela do vídeo. Aparece pilotando trator, visitando feiras, inaugurando obras. São cenas de quando ele era governador.  O vídeo, porém, tem cheiro de mofo a exalar o desespero de quem quer ser manter politicamente vivo. Pelos quatro cantos do quadradinho o que se diz é que Arruda, em termos políticos, morreu e esqueceu de deitar. Maldade

Flávia sem espaço

O interessante é que, no vídeo, o ex-governador – que está sem mandato, inelegível e eleitoralmente falido – não deu um segundo sequer para a ex-primeira-dama Flávia Arruda.

Jovem Candango 

Um projeto de lei aprovado na Comissão de Economia e Finanças aumenta para 22 anos a idade dos candidatos que poderão fazer parte do Programa Jovem Candango.  O PL do deputado distrital Eduardo Pedrosa (União) beneficia diretamente os aprendizes portadores de deficiência física.

 

Artigos Relacionados