
DF registrou 655 transplantes de órgãos e tecidos nos quatro primeiros meses de 2025
De janeiro a abril do ano passado foram 615 procedimentos no DF; Brasil conta com o maior sistema público de transplantes do mundo
Levantamento com mais de 15 mil pais e responsáveis mostra avanços na educação infantil
A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) acompanha a qualidade dos serviços prestados pelas instituições parceiras na educação infantil | Foto: André Amendoeira/SEEDF
A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), por meio da Comissão de Monitoramento e Avaliação das Parcerias (CMAP), acompanha a qualidade dos serviços prestados pelas instituições parceiras na educação infantil. Como parte desse trabalho, a comissão realizou, entre novembro e dezembro de 2024, uma pesquisa de satisfação para avaliar a percepção da comunidade sobre essas instituições.
Ao todo, foram avaliadas 130 organizações da sociedade civil (OSCs), com a participação de 15.073 pais e responsáveis, abrangendo todas as 14 Coordenações Regionais de Ensino (CREs). Os resultados foram divulgados e estão disponíveis no site da SEEDF na aba de Pesquisa.
Para Danielle Alves de Medeiros, analista de políticas públicas e gestão educacional, “a pesquisa comprova a excelente qualidade das creches do DF, sendo um importante instrumento de avaliação para pais, responsáveis e sociedade”.
A pesquisa foi conduzida por meio de um questionário focado no cumprimento das cinco metas estabelecidas nas parcerias: Atendimento Integral, Projeto Político-Pedagógico (PPP), Calendário Escolar, Relação Família-Escola e Alimentação. Além dessas metas principais, outros indicadores foram analisados para fornecer uma avaliação abrangente dos serviços.
O indicador de Atendimento Integral demonstrou que as instituições cumprem integralmente a jornada diária de 10 horas, conforme estipulado no Plano de Trabalho. Os indicadores de Projeto Político-Pedagógico (PPP) revelaram uma ampla participação da comunidade escolar, com pais colaborando ativamente na construção dos projetos pedagógicos.
Os resultados confirmaram o cumprimento regular do calendário escolar, alinhado com o Currículo da Educação Básica. A Relação Família-Escola mostrou-se extremamente positiva, com pais classificando o atendimento como excelente e destacando a comunicação eficiente sobre o desenvolvimento das crianças.
Na questão alimentar, as instituições demonstraram compromisso, oferecendo cinco refeições diárias e mantendo os padrões nutricionais estabelecidos pela Secretaria de Educação do DF.
*Com informações da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
De janeiro a abril do ano passado foram 615 procedimentos no DF; Brasil conta com o maior sistema público de transplantes do mundo
Com 12 novas salas, estrutura entregue pelo GDF amplia número de vagas na educação infantil
Operação Verde Vivo 2025, coordenada pelo CBMDF, mobiliza profissionais para mapear áreas de risco e adotar ações preventivas
A terceira edição da ação, promovida pela SSP-DF, será no domingo (13), das 9h às 17h, entre as quadras 107/207 Norte