
Agências do trabalhador oferecem mais de 900 vagas de emprego nesta sexta
Oportunidades são destinadas para candidatos de diferentes níveis de escolaridade, com e sem experiência; salários chegam a R$ 4 mil
Mais de 800 entrevistas já foram feitas em 13 regiões administrativas; meta é ouvir mais de 19 mil pessoas até o fim do ano
A Pesquisa Distrital de Segurança Pública, iniciada em 7 de julho pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), chegou à terceira semana com mais de 800 entrevistas domiciliares realizadas em 13 regiões administrativas. O levantamento, considerado um dos mais abrangentes já feitos na capital federal, pretende ouvir 19.537 moradores até o fim do ano, incluindo finais de semana e feriados, para mapear a percepção da população sobre segurança pública.
Até a última terça-feira (29), as regiões administrativas com maior volume de entrevistas foram Ceilândia (204), Brazlândia (181) e Recanto das Emas (161). Também já foram visitadas residências em Brasília, Samambaia, Taguatinga, Sobradinho, Planaltina, Guará, São Sebastião, Riacho Fundo II, Varjão e Jardim Botânico.
Para o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, ouvir a população é estratégico para orientar as políticas públicas: “Somos hoje a segunda capital mais segura do país, mas precisamos entender como os cidadãos se sentem diante dessa realidade. Cada resposta recebida será fundamental para construir políticas públicas ainda mais eficazes e alinhadas às necessidades de cada região. Nossa política é baseada em dados, por isso, esta pesquisa será essencial para o direcionamento ou reformulação de ações”.
O objetivo da pesquisa é compreender como os cidadãos percebem a segurança pública para além dos números oficiais, captando informações sobre crimes não reportados, sensação de segurança, confiança nas instituições e avaliação dos serviços prestados. Essa é a quinta edição do levantamento; a última foi realizada em 2018.
“Trata-se de uma ação estratégica para fortalecer o sistema de informações em segurança pública e qualificar a tomada de decisão. Os dados vão subsidiar o monitoramento e a avaliação de políticas baseadas em evidências”, afirma o subsecretário de Gestão da Informação, George Couto.
De acordo com o coordenador de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas da SSP-DF, Isangelo Senna, os trabalhos seguem dentro do planejado e com forte engajamento popular. “Estamos na terceira semana da pesquisa e tudo está correndo muito bem. A SGI está à frente do planejamento e da execução, conforme o Protocolo de Ações Integradas estabelecido pela secretaria com as demais forças de segurança do DF. Felizmente, não tivemos nenhum incidente ou recusa. Pelo contrário, a receptividade e o engajamento da população têm sido excelentes, o que nos deixa muito otimistas”, afirmou.
A pesquisa será feita por empresa especializada contratada, e todos os entrevistadores estarão devidamente identificados e uniformizados, garantindo segurança aos moradores. Cada profissional terá crachá de identificação com QR Code de verificação e número de telefone oficial para confirmação da autenticidade junto à Secretaria de Segurança Pública. Além disso, todas as entrevistas serão gravadas em áudio, reforçando a confiabilidade do processo e a integridade das informações coletadas.
As visitas ocorrerão diariamente, das 7h às 22h, inclusive aos fins de semana e feriados, garantindo maior alcance e comodidade para a população. Em cada residência, apenas uma pessoa será entrevistada, desde que tenha 16 anos ou mais.
*Com informações da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF)
Oportunidades são destinadas para candidatos de diferentes níveis de escolaridade, com e sem experiência; salários chegam a R$ 4 mil
Evento será realizado desta sexta (1º) a domingo (3), encerrando a programação do Detran-DF na Semana Nacional de Prevenção de Sinistros com Motociclistas
Suspensão para modernização da rede elétrica é necessária para garantir a segurança das equipes; confira os horários e áreas impactadas
Quase 15% da população em situação de rua no DF vive com animais de estimação