Brasília Agora
Brasília Agora


DESTAQUE

Pesquisas sobre doenças respiratórias estão em alta no estado de São Paulo; entenda

20 de setembro, 2024 / Por: Agência O Globo

O levantamento foi realizado pelo Radar Afya Whitebook

Pesquisas sobre doenças respiratórias estão em alta no estado de São Paulo; entenda
A máscara protege contra doenças respiratórias — Foto: Unsplash

No estado de São Paulo houve um aumento nas pesquisas relacionadas a doenças virais do sistema respiratório, como mostra levantamento da plataforma médica Afya Whitebook. As mais buscadas foram Covid-19, rinossinusite, pneumonia adquirida na comunidade (PAC), caxumba pediátrica e otite média aguda (OMA).

— Esses sintomas podem ser indicativos de doenças virais respiratórias, como a Covid-19, otite média aguda ou pneumonia. O diagnóstico precoce permite um tratamento mais eficaz e ajuda a evitar complicações, especialmente em grupos de risco, como idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas — afirma o médico Eduardo Moura, um dos especialistas por trás do Radar Afya Whitebook.

Esse crescimento se refletiu na busca por medicamentos no país. Segundo a Cliquefarma, outra plataforma da Afya, as pesquisas por autotestes de Covid-19 cresceram 194%, comparado ao mês anterior. No mesmo período, as pesquisas por descongestionantes nasais aumentaram 27%, enquanto os medicamentos para gripes e resfriados e antialérgicos registraram altas de 20% e 18% nas buscas, respectivamente.

Conforme as orientações de Moura, manter uma alimentação balanceada e a hidratação diariamente é uma forma eficaz de fortalecer o sistema imunológico. O médico também aponta a importância de manter as vacinações em dia. Outras medidas indicadas são:

— Evitar ambientes fechados e mal ventilados, lavar as mãos com frequência, utilizar máscaras em locais com maior aglomeração ou quando estiver com sintomas de gripe são caminhos sempre eficazes — completa.


BS20240920143756.1 – https://oglobo.globo.com/saude/noticia/2024/09/20/pesquisas-sobre-doencas-respiratorias-estao-em-alta-no-estado-de-sao-paulo-entenda.ghtml