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Criação do cadastro diferenciado, o CadPcD, foi uma das ações de destaque com foco em reforçar a qualidade de vida de PcDs . “O ano foi de muitas conquistas no atendimento das pessoas com deficiência (PcDs). Estabelecemos parcerias que propiciaram programas e políticas públicas assertivas, além de fortalecer os serviços que já existiam. . A …
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Criação do cadastro diferenciado, o CadPcD, foi uma das ações de destaque com foco em reforçar a qualidade de vida de PcDs
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“O ano foi de muitas conquistas no atendimento das pessoas com deficiência (PcDs). Estabelecemos parcerias que propiciaram programas e políticas públicas assertivas, além de fortalecer os serviços que já existiam.
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A Central de Atendimento à Pessoa com Deficiência, na Estação do Metrô da 112 Sul, continuou sendo referência para quem busca informações.
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Um avanço foi a criação do Cadastro da Pessoa com Deficiência (CadPcD), para o Cartão de Identificação da Pessoa com Deficiência e a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). São documentos disponíveis digitalmente, podendo também ser expedidos em formato físico.
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A parceria com a Secretaria de Saúde permitiu ações importantes, como a aprovação do CadPcD para o sistema da Codhab e para o Passe Livre Especial concedido pela Secretaria de Transporte Mobilidade. Foram entregues centenas de cadeiras de rodas usuais e cadeiras de banho para os cadastrados no programa Órteses e Próteses.
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Outra realização foi a ampliação do número de vans adaptadas do DF Acessível, para o transporte de PcDs a atendimentos públicos relacionados à saúde.
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Estivemos presentes também em várias edições do programa GDF Mais Perto do Cidadão, onde as pessoas com deficiência tiveram atendimento acessível.
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Na área da empregabilidade, implantamos o Programa de Inclusão Profissional, junto ao Ministério Público do Trabalho, em que o cumprimento da lei de cotas para PcDs será efetivado, permitindo um aumento considerável na empregabilidade.
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Com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, lançamos o programa DF Libras CIL Online, que já permite a comunicação entre surdos e servidores públicos por meio do serviço de intérpretes de Libras oferecido 24 horas por dia em todos os órgãos públicos.
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Outro lançamento foi a Cartilha do Autista, com orientações sobre leis e benefícios destinados a esse segmento. Para 2024, temos a expectativa de que mais programas sejam implementados, para o desenvolvimento, inclusão e cidadania das pessoas com deficiência.”
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*Flávio Santos, secretário da Pessoa com Deficiência
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