
Relatório do TCU identifica ‘deficiências’ em políticas públicas do governo federal
Tribunal avaliou formulação, implementação e resultados de nove programas federais, como o Bolsa Família

Nesta quinta-feira, são cumpridos mandados de busca e apreensão contra o ex-prefeito e a secretária de Saúde da cidade
A Polícia Federal vai solicitar ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o desmembramento do inquérito que investiga a inserção de dados falsos de vacinação contra a Covid-19 em sistemas do Ministério da Saúde. O objetivo é apurar se mais pessoas se beneficiaram do esquema criminoso.
Nesta quinta-feira, na segunda fase da Operação Venire, estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão contra o ex-prefeito de Duque de Caxias Washington Reis e a secretária de Saúde do município, Célia Serrano. Atualmente, Reis é secretário estadual de Transporte da gestão Cláudio Castro (PL).
De acordo com a PF, a cidade foi utilizada para o registro de dados falsos de vacinação do ex-presidente Jair Bolsonaro, do ex-ajudante de ordens Mauro Cid e dos familiares de ambos. Em março, eles foram indiciados pelos crimes de associação criminosa e inserção de dados falsos em sistema de informação. Bolsonaro nega que tenha participado de qualquer fraude.
Ao concluir inicialmente o relatório, a PF apontou que Bolsonaro não apenas tinha ciência do esquema de fraude, como ordenou a falsificação. “Vários atos de acesso ao sistema ConecteSUS, inclusive a impressão de certificado de vacinação ideologicamente falso, foram praticados na residência oficial da Presidência da República, Palácio do Alvorada, ocupada na época dos fatos por Jair Messias Bolsonaro”, diz o primeiro relatório da corporação.
De acordo com os investigadores, a falsificação dos certificados pode ter sido feita pelo grupo “para permitir que seus integrantes, após a tentativa inicial de golpe de Estado, pudessem ter à disposição os documentos necessários para cumprir eventuais requisitos legais para entrada e permanência no exterior (cartão de vacina), aguardando a conclusão dos atos relacionados a nova tentativa de golpe de Estado que eclodiu no dia 8 de janeiro de 2023”.

Tribunal avaliou formulação, implementação e resultados de nove programas federais, como o Bolsa Família

Presidente da Comissão de Saúde da CLDF, Dayse Amarilio apresentou um panorama da situação da Atenção Primária no DF

Profissionais receberam moções de louvor em solenidade realizada pelo deputado Thiago Manzoni

Igor Dias Delecrode compareceu com habeas corpus que lhe garantiu o direto de permanecer em silêncio
