
STF começa julgamento do ‘núcleo 2’ para decidir se mais acusados virarão réus por tentativa de golpe
Número total de de pessoas nesta condição pode chegar a 33 até maio
O homem fugiu em abril deste ano para a Argentina e quando voltou ao Brasil foi localizado por policiais no Paraná
A Polícia Federal prendeu no último sábado, no Paraná, um condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por participação nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 que estava foragido. O homem fugiu em abril deste ano para a Argentina e quando voltou ao Brasil foi localizado por policiais em Cascavel. A captura foi feita após uma denúncia de que ele estava na cidade.
No mês passado, o ministro do STF Alexandre de Moraes determinou, após pedido da PF, a extradição de 63 brasileiros envolvidos nos ataques golpistas que estão foragidos na Argentina. Em junho deste ano, o governo argentino enviou ao Brasil uma lista com cerca de 60 nomes de pessoas procuradas pela Justiça brasileira que estavam em seu território. Na época, a PF iniciou a elaboração do pedido de extradição enviado ao STF.
O Globo mostrou que os investigados e condenados pelos atos golpistas usaram vias fluviais e terrestres, incluindo longos deslocamentos a pé, para escapar da Justiça brasileira e buscar abrigo em países vizinhos, especialmente na Argentina.
Um decreto do governo argentino publicado em outubro alterou a lei sobre o status de refugiado na Argentina, que passou a não conceder este benefício aos estrangeiros denunciados ou condenados em seus países. A decisão ocorreu uma semana após o STF determinar a extradição de brasileiros.
Número total de de pessoas nesta condição pode chegar a 33 até maio
Foi aprovado pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara Legislativa o projeto de lei 1289/2024
Lula destacou a atuação do Papa em favor dos pobres e refugiados
Também será ouvido simultaneamente o ex-diretor adjunto da agência Alessandro Moretti, demitido em janeiro do ano passado após uma das fases da operação da PF