VARIEDADES

Arquivo de Stuart Sutcliffe, 1º baixista dos Beatles, está à venda

1 de fevereiro, 2024

Músico e pintor morreu aos 21 anos em 1962, mas guardou inúmeros trabalhos, cartas e documentos sobre os bastidores da banda

O arquivo de Stuart Sutcliffe, primeiro baixista dos Beatles, está à venda, contendo mais de 400 pinturas e desenhos – além de um romance inacabado sobre John Lennon. As informações são do The Guardian.

Sutcliffe conheceu John Lennon quando os dois eram estudantes de arte em Liverpool. Ele deixou os Beatles depois de se apaixonar e ficar noivo de Astrid Kirchherr no final de 1961. Os dois se estabeleceram em Hamburgo e Sutcliffe continuou seus estudos de arte com Eduardo Paolozzi entre seus professores.

A vida e a carreira de Sutcliffe foram interrompidas quando ele morreu de hemorragia cerebral aos 21 anos, em abril de 1962. Apesar da pouca idade, ele acumulou número considerável de artes visuais, com ênfase na pintura expressionista abstrata.

Essas obras de arte, juntamente com itens como uma carta escrita por Sutcliffe, está agora à venda, com seu espólio anunciando “uma oportunidade excepcional para colecionadores: uma aquisição única da arte completa e coleção de artefatos de Stuart Sutcliffe”.

No anúncio da venda, o arquivo é descrito como: “compreende mais de 400 obras de arte poéticas, várias delas em exposições anteriores em galerias e museus de prestígio. Complementando a arte inclui 200 documentos: cartas, poemas, ensaios e um romance incompleto sobre John Lennon. Ele tece uma narrativa visual cativante, apresentando 37 fotografias originais que narram os dias de formação da banda na Inglaterra e na Alemanha. Dentro desses tesouros estão cartas comoventes trocadas entre Sutcliffe, Lennon e seu círculo íntimo, revelando a profundidade de seus relacionamentos e a criatividade fervorosa que acendeu sua jornada artística icônica”.

A obra está armazenada em East Hampton, Nova York, e foi emprestada a museus como o Guggenheim de Nova York e o Rock and Roll Hall of Fame and Museum de Cleveland.

(Agência O Globo)

Legenda da foto: Stuart Sutcliffe — Foto: Reprodução

Artigos Relacionados