
Outubro Rosa: projeção no Congresso alerta para prevenção ao câncer de mama
Em referência à Campanha Outubro Rosa, que marca a prevenção ao câncer de mama, o Congresso Nacional está com uma iluminação especial
Recurso permite bloqueio imediato e devolução de dinheiro em casos de golpe e coação
Os usuários do Pix já podem usar o novo “botão de contestação”, recurso de segurança do Banco Central (BC) lançado nesta quarta-feira (1º). A ferramenta, que faz parte do Mecanismo Especial de Devolução (MED), poderá ser acionada diretamente no aplicativo do banco em situações de fraude, golpe ou coerção.
Segundo o Banco Central, a novidade busca facilitar a contestação de transações e acelerar o bloqueio de recursos na conta de criminosos, aumentando as chances de devolução do dinheiro. Todo o processo será feito de forma digital, sem a necessidade de falar com um atendente.
— Ao contestar a transação, a informação é instantaneamente repassada para o banco do golpista, que deverá bloquear os recursos em sua conta, caso existam. Valores parciais podem ser bloqueados também — explicou Breno Lobo, chefe adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro (Decem) do BC.
Como funciona a contestação do Pix
O botão de contestação não poderá ser usado em todas as situações. Estão fora do alcance da ferramenta os casos de erro no envio (como chave Pix digitada incorretamente), desacordos comerciais, arrependimento ou transações que envolvam terceiros de boa-fé. O recurso foi criado especificamente para fraude, golpe e coerção.
De acordo com o Banco Central, a criação do botão faz parte do conjunto de medidas de fortalecimento do MED, mecanismo que garante proteção às vítimas de crimes financeiros no sistema de pagamentos instantâneos.
“O objetivo é maximizar as ferramentas que ajudem o usuário a recuperar valores e aumentem a segurança do arranjo do Pix”, destacou o BC.
BS20251001073101.1 – https://extra.globo.com/economia/noticia/2025/10/pix-botao-de-contestacao-ja-esta-disponivel-saiba-como-funciona.ghtml
Em referência à Campanha Outubro Rosa, que marca a prevenção ao câncer de mama, o Congresso Nacional está com uma iluminação especial
Unidade de Planaltina também passa por reforma e deve ser reinaugurada ainda este ano
Há 39 casos em São Paulo, sendo 10 confirmados e 29 em investigação
Autoridades sanitárias interditaram seis estabelecimentos no estado