Evento de carros antigos, exposições de arte e oficinas neste fim de semana
23 de janeiro, 2025Programação conta com opções gratuitas em diferentes pontos da cidade
Até abril, público visitante poderá conferir as novas atrações gratuitas na área externa do monumento
A partir desta quinta (23), Brasília será palco do projeto Viagem na Via Láctea, uma experiência inovadora que reúne educação, ciência, tecnologia e inclusão. Realizado na área externa do Planetário de Brasília, o evento promete levar o público de todas as idades a uma jornada fascinante pelo sistema solar, unindo realidade virtual, imagens reais da Nasa e sustentabilidade. A entrada é gratuita.
Elaborado pelo Instituto Organizacional Federal (IOF) em parceria com o Instituto Pra Vida e com o apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF), o projeto foi planejado para ser acessível a todos. A estrutura conta com narração e legendas para deficientes visuais e auditivos, além de garantir acessibilidade para cadeirantes.
Um dos destaques do projeto é o simulador imersivo, que utiliza tecnologia de realidade virtual para transportar os visitantes aos planetas, luas e outros corpos celestes. Com capacidade para até seis pessoas por vez, a experiência dura cinco minutos e funciona diariamente, das 13h às 19h, com acesso por ordem de chegada.
Além do simulador, a iniciativa oferece uma exposição interativa e educativa, composta por 28 fotografias do sistema solar provenientes do acervo da Nasa (sigla em inglês da National Aeronautics and Space Administration, dos EUA, traduzido como Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço) exibidas em 15 totens ecológicos alimentados por energia solar. Esses totens, disponíveis 24 horas por dia, reforçam a proposta sustentável do projeto, enquanto as imagens despertam o fascínio pelo universo e aproximam o público dos mistérios do cosmos.
A experiência será dividida em duas fases. Nos primeiros dois meses, de janeiro a março, o público poderá aproveitar tanto o simulador quanto a exposição. Nos últimos 30 dias, de 16 de março a 15 de abril, a exposição fotográfica permanecerá como atração principal.
Segundo Melissa Viana, curadora da iniciativa, a proposta é ampliar o acesso à astronomia de forma lúdica e inclusiva. “Queremos tornar a astronomia acessível, encantando o público com a grandiosidade do universo e despertando a curiosidade de forma inclusiva e sustentável”, afirma. “É uma oportunidade única para aprender e se conectar com o
A expectativa é atrair cerca de 20 mil pessoas, incluindo estudantes, educadores, famílias e entusiastas da Astronomia. A classificação indicativa é livre.
→ Abertura nesta quinta-feira (23), com visitação até 15 de abril
→ Local: área externa do Planetário de Brasília
→ Visitação: das 13h às 19h (simulador) e 24h (exposição)
→ Classificação indicativa livre
→ Entrada gratuita.
*Com informações da Secti-DF
Programação conta com opções gratuitas em diferentes pontos da cidade
O festival reunirá cerca de 150 dançarinos em apresentações que prometem encantar um público estimado de 5.000 pessoas
Grupo Paulista fica em cartaz na cidade entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro
Inscrições estão abertas para 20 vagas, sendo 10 para condutores e a outra metade para conduzidos