
3ª edição do concurso Sabor de Escola tem premiação de até R$ 15 mil
Profissionais responsáveis pela merenda escolar da rede pública do DF devem se inscrever até 31 de agosto
Documento segue para publicação, mas poderá ser revisado sempre que necessário
Na noite dessa quinta-feira (30), moradores do Recanto das Emas participaram da apresentação da prévia do plano de manejo do parque distrital da cidade. O encontro, organizado pelo Instituto Brasília Ambiental, teve como objetivo compartilhar as diretrizes propostas para a gestão e preservação da unidade de conservação, além de esclarecer dúvidas e ouvir sugestões da comunidade.
“Fizemos questão dessa reunião para que todos entendam: o parque não é meu, não é do administrador regional, não é do governo. Ele é de todos nós, e precisamos cuidar e zelar por ele”, afirmou o gestor da autarquia, Rôney Nemer. “Precisamos de cada um de vocês para nos ajudar a cuidar do nosso Cerrado, que é o berço das águas. Sem água, não há vida.”
O plano de manejo é um documento essencial para garantir o uso sustentável do parque, estabelecendo normas para conservação ambiental, uso público e atividades permitidas na área. Durante a apresentação, foi ressaltado que o documento não é estático e poderá ser revisado sempre que necessário, conforme as demandas da população e as necessidades do parque.
Para a vice-governadora Celina Leão, é necessário quebrar o preconceito de que comunidade e sustentabilidade são conceitos opostos. “A conscientização ambiental vai muito além de cuidar apenas do nosso meio ambiente. É garantir o nosso futuro. Estamos acompanhando de perto as mudanças climáticas e a necessidade de preservarmos nosso meio ambiente”, observou.
A iniciativa reforça a importância da participação popular na construção de políticas públicas ambientais. “A comunidade tem um papel fundamental nesse processo, pois o parque pertence a todos. Nossa intenção é garantir um espaço preservado e acessível, que atenda às expectativas dos moradores e proteja a biodiversidade local”, destacou o superintendente substituto de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água do Brasília Ambiental, Marcos Cunha.
Com a prévia do plano de manejo concluída, o documento segue para publicação oficial. A equipe responsável pelo projeto permanece disponível para esclarecer dúvidas e receber contribuições da população.
*Com informações do Instituto Brasília Ambiental
Profissionais responsáveis pela merenda escolar da rede pública do DF devem se inscrever até 31 de agosto
Jornada da Mulher Trabalhadora oferece qualificação com aulas na Candangolândia; inscrições vão até 24 de agosto
Interrupção temporária visa a garantir a segurança das equipes durante o trabalho
Lançada nesta terça (19), a terceira edição da iniciativa vai beneficiar mais 100 mulheres em situação de vulnerabilidade, apostando na economia circular e na ressocialização