BRASÍLIA

Plano Piloto recebe ação de acolhimento da pessoa em situação de rua nesta semana

5 de janeiro, 2026 | Por: Agência Brasília

Abordagem percorrerá 12 pontos na região

Pessoas que se encontram instaladas em 12 endereços irregulares no Plano Piloto receberão acolhimento e assistência social do Governo do Distrito Federal (GDF) nesta terça (6) e na quarta-feira (7).

Trabalho envolve a participação de diversas secretarias e outros órgãos do GDF | Foto: Agência Brasília

Com início previsto para as 9h desta terça, a ação é coordenada pela Casa Civil e envolve as secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), de Saúde (SES-DF), de Educação (SEEDF), de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), de Segurança Pública (SSP-DF), de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) e de Justiça e Cidadania (Sejus-DF). Também participam o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), a Novacap, a Codhab, o Detran-DF, a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros Militar e o Conselho Tutelar.  

A DF Legal fará o desmonte das estruturas das pessoas em situação de rua e o transporte dos pertences ao local regular indicado pelo ocupante. Em último caso, o governo levará os objetos pessoais ao depósito da pasta — SIA Trecho 4, lotes 1.380/1.420 —, para retirada em até 60 dias, sem qualquer custo para o responsável. As pessoas em situação de rua também serão encaminhadas para atendimento da Sedes-DF.  

No decorrer de toda a semana, as secretarias fizeram abordagens sociais e prestaram atendimentos prévios nos locais, mapeando o público que será atendido e suas demandas.  

Veja abaixo os pontos de ação desta terça e da quarta

⇒ Estacionamento do Ministério da Defesa

⇒ L3 norte, altura da 611 e adjacências

⇒ SQN 416, em frente ao bloco M e via L2 em frente ao bloco M

⇒ Final do calçadão da Asa Norte (parque Deck Norte), beira-lago

⇒ Eixo Rodoviário Sul, altura da 107/108 (ao lado da passagem subterrânea da 107)

⇒ Da Quadra 708 à 716 da Asa Norte  

⇒ Setor Comercial Sul

⇒ Buraco do Rato – SCS

⇒ Proximidades do Complexo Cultural da República

⇒ Setor de Rádio e TV Sul – W3 Sul

⇒ Centro Pop 903 Sul

⇒ Eixo Rodoviário Sul, altura da 107/108 (ao lado da passagem subterrânea da 107)

*Com informações da DF Legal

Artigos Relacionados