BRASÍLIA

Plano Piloto recebe ação de acolhimento da população em situação de rua nesta terça

17 de novembro, 2025 | Por: Agência Brasília

Abordagem passará por seis pontos da região

O Governo do Distrito Federal (GDF) fará a oferta de acolhimento e assistência social a pessoas que estão instaladas em seis endereços distintos no Plano Piloto. Com início às 9h desta terça-feira (18), a ação é coordenada pela Casa Civil e envolve as secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), de Saúde (SES-DF), de Educação (SEEDF), de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Renda (Sedet-DF), de Segurança Pública (SSP-DF), de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) e de Justiça e Cidadania (Sejus-DF). Também participam o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), a Novacap, a Codhab, o Detran-DF, a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros Militar e o Conselho Tutelar.  

Durante as abordagens, são oferecidos às pessoas diferentes tipos de serviços de órgãos do GDF | Foto: Arquivo/Agência Brasília

As pessoas em situação de rua receberão a oferta de diversos serviços em áreas como saúde, educação e assistência social, além de orientação sobre cuidados com animais domésticos e benefícios como deslocamento interestadual. Também será oferecido um auxílio excepcional de R$ 600 para quem estiver sem condições de pagar aluguel. Vagas em abrigos, programas de qualificação profissional — como o RenovaDF — e o cadastro para unidades habitacionais também estarão disponíveis.

Após todo o atendimento, a DF Legal fará o desmonte das estruturas das pessoas em situação de rua e o transporte dos pertences ao local regular indicado pelo ocupante. Em último caso, o governo levará os objetos pessoais ao depósito da pasta — SIA Trecho 4, lotes 1.380/1.420 —, para retirada em até 60 dias, sem qualquer custo para o responsável. 

No decorrer de toda a semana, as secretarias atuam em abordagens sociais e atendimentos prévios nos locais, mapeando o público que será atendido e suas demandas.

Veja, abaixo, os pontos de ação no Plano Piloto para esta terça-feira.

⇒  Setor Comercial Sul

⇒  Proximidades da 5ª DP

⇒  611 Norte

⇒  Entre o Eixo L e o Eixão, altura da SQN 213/214

⇒  SQN 314

⇒  SHCGN 716/916, no bambuzal.

*Com informações da DF Legal

Artigos Relacionados