
Hemocentro de Brasília registra mais de 57 mil doações de sangue em 2025
Atuação da instituição garantiu mais de 82 mil transfusões de sangue na rede pública de saúde do Distrito Federal

Atuação da Secretaria de Agricultura será em várias frentes
O Governo do Distrito Federal (GDF) publicou, em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) de terça-feira (24), o Decreto nº 46.298, que altera o Plano Plurianual (PPA) do Distrito Federal para o quadriênio 2024-2027. O texto modifica o Anexo II do PPA, revisando programas temáticos, metas, indicadores e ações, além de incluir novas diretrizes e ajustar algumas existentes. O objetivo é alinhar o planejamento estratégico às necessidades atuais do Distrito Federal, abrangendo tanto as áreas urbanas quanto as rurais.
Entre os setores abrangidos pelas mudanças estão infraestrutura, desenvolvimento urbano e rural, bem como programas voltados à melhoria da qualidade de vida da população. Entre as responsabilidades da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF) estão a modernização da infraestrutura rural, com a recuperação de estradas vicinais, facilitando o escoamento da produção agrícola, e a promoção de práticas sustentáveis que integram o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental.
Além disso, a secretaria estará à frente de iniciativas voltadas para o controle de doenças que afetam a pecuária, como a febre aftosa, e a vigilância sobre o uso de agrotóxicos nas atividades agrícolas. A fiscalização do trânsito agropecuário e a apreensão de animais de grande porte também serão prioridades, visando minimizar riscos sanitários e garantir a segurança da população e dos trabalhadores rurais.

O objetivo das alterações no PPA é alinhar o planejamento estratégico às necessidades atuais das áreas urbanas e rurais do DF | Foto: Divulgação/ Seagri
Um dos focos do plano revisado inclui o fomento à agricultura familiar, especialmente para beneficiar famílias em situação de insegurança alimentar. Por meio de programas como o Banco de Alimentos, o governo pretende fortalecer a produção agrícola local, garantindo que famílias vulneráveis tenham acesso a alimentos de qualidade. A intenção é criar um ciclo de apoio mútuo: enquanto as famílias recebem assistência, a produção rural é incentivada, gerando mais oportunidades no campo.
Outro objetivo da Seagri, conforme previsto no decreto, é promover a integração entre áreas rurais e urbanas, adotando soluções que permitam o desenvolvimento equilibrado e sustentável das regiões do Distrito Federal. Com uma infraestrutura adequada, será possível conectar melhor as áreas de produção agrícola às áreas de consumo, fortalecendo a economia local e garantindo o desenvolvimento dessas regiões.
*Com informações da Seagri

Atuação da instituição garantiu mais de 82 mil transfusões de sangue na rede pública de saúde do Distrito Federal

Datas foram publicadas no Diário Oficial do DF desta quarta-feira (31)

Confira o cardápio especial de 1º de janeiro de 2026 nos equipamentos que oferecem café da manhã, almoço e jantar

Entre 2019 e 2025, governo instalou 689 papa-lixos e 15 papa-entulhos em diversas regiões administrativas
