
Gourmet Brasília
PIMENTA-DO-REINO TEMPERO INFALÍVEL
Iguaria indiana que se espalhou pelo mundo fez do Brasil um de seus maiores exportadores
Sempre que perco alguma coisa, amasso um papel que ficou esquecido embaixo de um pilha de livros, deixo de pagar uma conta, porque não a coloquei na gavetinha de contas, maldigo a minha falta de habilidade no quesito organização. Admiro grandemente, as pessoas que a tem como natural. Minha irmã é assim. Desde muito pequenininha, …
Sempre que perco alguma coisa, amasso um papel que ficou esquecido embaixo de um pilha de livros, deixo de pagar uma conta, porque não a coloquei na gavetinha de contas, maldigo a minha falta de habilidade no quesito organização. Admiro grandemente, as pessoas que a tem como natural. Minha irmã é assim. Desde muito pequenininha, um lugar para cada coisa, cada coisa em seu lugar.
Pensando bem, tanto ela, quanto meu pai e minha mãe, têm uma facilidade enorme para manter a ordem. Incompetente no papel de ovelha desgarrada que sou, prometo me esforçar – também desde pequenininha – mas não tem funcionado.
O que opera, por vezes, com algum sucesso é um organizar-se a prazo, sabe assim? É como quando você passa o aspirador hoje e o pano de chão amanhã. Se, por um lado, a casa nunca fica totalmente pronta para a visita mais cerimoniosa; por outro, o compromisso com o combinado interno se mantém. Tenho pensado muito nesse ´vamos por partes´ ultimamente. De pouquinho em pouquinho. Talvez porque é dos pouquinhos que estamos vivendo esses meses, não é? É o ´fiz o que deu´ que tem nos confortado no fim do dia.
Ouvi de um analisando, na semana que passou, um lamento que me pôs comovida. Ele tinha saudades de sua ´velha alta performance´. Eu, daqui, brigando com a minha velha desorganização, senti por nós dois. Fiquei com vontade de dizer-lhe – e de me dizer também – que sobreviver a esses tempos já pode ser considerado ato de alta performance.
Que ter a casa pronta para nós mesmos e os nossos já é muito. A casa aqui é simbólica – eu sei que vocês sabem. Os que estão funcionando a 100%, por agora, são os que mais me preocupam. É tempo de alguma poeira. Minha aposta é a de que a gente dá conta de lidar com ela. Boa semana queridos.
Roberta D’Albuquerque é psicanalista, autora de Quemmandaaquisoueu – Verdadesinconfessàveissobre a maternidade e criadora do portal A Verdade é Que… [email protected] https://www.facebook.com/roberta.dalbuquerque https://www.instagram.com/robertadalbuquerque/
Iguaria indiana que se espalhou pelo mundo fez do Brasil um de seus maiores exportadores
A inauguração da Central de Atendimento ao Eleitor (CAE), do Tribunal Regional Eleitoral do DF, que reunirá em um único local 14 zonas eleitorais, realizada na última quarta-feira, foi bastante prestigiada.
do escritório da Campelo Bezerra Advogados Associados
Dados da mais recente Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do IBGE revelam uma intensificação no fluxo migratório de pessoas com ensino superior completo para o Distrito Federal.